top of page

PESQUISA E EXTENSÃO

Apresentação

A Pesquisa e a Extensão devem ser entendidas como atividades acadêmicas que interagem com os processos de ensino, de modo a contribuir com a formação dos estudantes e estender à sociedade os resultados de seu trabalho acadêmico. Ao possibilitar a articulação da academia com a sociedade, trabalha em prol da promoção da cidadania, da inclusão e do desenvolvimento social. Isso se reflete na formação cidadã e humanista discente e docente, na perspectiva de desenvolvimento integral do ser humano, princípios adotados pela Faculdade Católica do Rio Grande do Norte e refletidos nos seus projetos de pesquisa e extensão.

 

O regimento geral da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte estabelece em seu art. 24 que “A Coordenação de Pesquisa e Extensão é o órgão executivo que promove e superintende as atividades e os serviços referentes à iniciação científica, à pesquisa e à extensão”. O art. 25 do mesmo

regimento esclarece que “os serviços de pesquisa e extensão da Faculdade são:

 

1. Coordenar projetos de pesquisa em conjunto com o Coordenador de Curso e definir linhas prioritárias de pesquisa;

2. Assessorar docentes e discentes na elaboração de projetos de pesquisa;

3. Elaborar e acompanhar projetos de pesquisa e extensão;

4. Promover congressos, seminários e outros eventos;

5. Incentivar os discentes a participarem de projetos institucionais relacionados à pesquisa e extensão;

6. Zelar pela boa articulação entre a pesquisa, a extensão e o ensino de graduação e pós-graduação nas diversas áreas de cursos ministrados pela Faculdade;

7. Representar a Faculdade em atos públicos e nas relações com outras instituições acadêmicas, profissionais ou científicas;

8. Exercer outras atribuições que lhe sejam conferidas ou delegadas pelo órgão superior da Faculdade;

9. Analisar projetos de pesquisa, cursos e atividades encaminhados pelos Coordenadores de Cursos de graduação.

 

Dessa forma, percebe-se a importância das atividades de pesquisa e extensão no processo educativo, cultural e científico que articula, amplia, desenvolve e realimenta o ensino e viabiliza a relação transformadora entre as IES e a sociedade. Este contato com a sociedade, que visa o desenvolvimento mútuo, estabelece a troca de saberes e tem como consequência a produção do conhecimento resultante do confronto com a realidade nacional e regional, a democratização do conhecimento acadêmico e a participação efetiva da comunidade na atuação da Faculdade. Pensando nessa transformação entre IES e sociedade, surge o Programa de Pesquisa e Extensão da Católica – PROPEC. Ele é o programa que abriga a iniciação científica e todos os projetos de pesquisa de pesquisa e extensão, bem como os grupos de estudo do Centro Universitário Católica do RN.

 

O PROPEC foi desenvolvido em 2019, pelo Centro Universitário Católica do Rio Grande do Norte - UniCatólica com o intuito de possibilitar o avanço do conhecimento teórico e científico, a partir da mobilização de professores e estudantes com desejo pela pesquisa. O PROPEC tem como objetivos: desenvolver o pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação de destacado desempenho acadêmico; contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa, possibilitar maior interação entre a graduação e a pós-graduação; disseminar entre os alunos a ideia de continuidade de formação na futura atividade profissional, especialmente no caso da carreira universitária; criar condições favoráveis para o incremento da produção e divulgação de resultados de pesquisa; desenvolver um entendimento sobre Pesquisa e Extensão no âmbito acadêmico, contribuindo para o crescimento intelectual do estudante.

 

INICIAÇÃO CIENTÍFICA CONGRESSO NACIONAL DE CIÊNCIA E EDUCAÇÃO - CONCED

 

O CONCED é um evento com uma perspectiva multidisciplinar promovido pela UniCatólica do Rio Grande do Norte. O CONCED apresenta um enfoque na iniciação científica e confirma o nosso desejo de diálogo com outros saberes, considerando que o diálogo é o caminho mais viável para os processos de autoafirmação e reconhecimento das diferenças, elementos essenciais para a convivência em um mundo cada vez mais plural, promovendo discussões, reflexões e novas formas de pensar, estimular o envolvimento da comunidade discente e docente na pesquisa científica, sendo esta fonte essencial na busca e apreensão de novos conhecimentos.

 

REVISTA OMNIA SAPIENTIAE

 

A Revista Omnia Sapientiae é um periódico científico que publica artigos inéditos sobre os diferentes aspectos oriundos de pesquisas, bem como estudos teóricos aprofundados. Com periodicidade quadrimestral, a Omnia Sapientiae é uma fonte de informação interdisciplinar que visa proporcionar à comunidade científica publicações de alto nível, disponibilizando integralmente resultados de pesquisas relevantes. 

 

A Revista Omnia Sapientiae é uma revista vinculada a Coordenação de Pesquisa e Extensão da UniCatólica, sem fins lucrativos, de acesso aberto e revisada por pares, que tem por missão democratizar a disseminação e o acesso a informação através da divulgação e ampliação do conhecimento científico por meio de trabalhos inéditos com qualidade científica reconhecida em áreas interdisciplinares (Meio ambiente e agrárias; Sociais e humanidades; Engenharia/tecnologia/gestão e Saúde e biológicas). Neste sentido, a Omnia Sapientiae surge de um coletivo de profissionais de diversas áreas do conhecimento, e possui um corpo editorial advindo de diversas instituições de ensino, com o propósito de tratar das produções intelectuais que avancem o conhecimento em seu eixo central: "Educação e Humanização".

 

PROJETOS VINCULADOS AO PROPEC - EXTENSÃO

 

- Galeria jurídica: enfoques jurídicos sob a perspectiva da arte;

- Direito na comunidade;

- Pense direito;

- Amigas da Pelve;

- Católica em ação;

- Praia para todos;

- Laboratório de psicanálise implicada – LAPSI ;

- Geração Consultoria Júnior – Empresa Júnior de Psicologia;

- Projeto apadrinhamento;

- Desconstruindo Amélia: Assessoria Jurídico social e Popular no Contexto de Violência em relações patriarcais de sexo em Mossoró/RN .


 

PROJETOS VINCULADOS AO PROPEC - INICIAÇÃO CIENTÍFICA

- Grupo de Estudos em Contabilidade, Finanças e Gestão – GECCONT;

- Grupo de Pesquisa e Ensino em Contabilidade – GPEC;

- EDUCAÇÃO FISCAL E CONTROLE DOS GASTOS PÚBLICOS: os caminhos para a  construção do cidadão eticamente responsável – EDUFISCON;

- Grupo de Pesquisa e Extensão em Direito Constitucional e Direitos Humanos;

- Laços de amor: grupo de apoio psicológico às famílias adotivas e seus filhos;

- Grupo de Estudos em Comportamento Alimentar e Transtornos Alimentares – GECATA;

- (Re)conectando-se: relação entre a mente, o corpo e a comida;

- O Grupo de Estudos em Psicanálise;

- Núcleo de Estudos Críticos em América Latina, Insurgências e Sociedade – NUCAIS;

- Grupo Estudos em Gestalt-terapia;

- Grupo de Estudo em Terapia Cognitivo Comportamental;

- Projeto de Iniciação Científica em Psicologia Organizacional e do Trabalho (PICPOT).


 

PROJETOS INTERINSTITUCIONAIS - PESQUISA

 

- Sentimento de pertencimento ao lugar – vinculado a Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do RN – FAPERN;

- Tear do cuidado: tecendo as linhas de cuidado em saúde mental, pessoas com deficiência e doenças crônicas a partir do olhar dos mais vulnerabilizados, em Mossoró/RN – vinculado ao Programa de Educação Pelo Trabalho para a Saúde - PET-SAÚDE. Ele é fruto de uma uma parceria entre Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró, Universidade Federal Rural do SemiÁrido – UFERSA, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN e Centro Universitário Católica do Rio Grande do Norte - UniCatólica.

- Operação Sorriso Brasil - Projeto Genoma USP/OSB.

bottom of page