top of page

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), constitui componente curricular de caráter obrigatório no curso de Nutrição, é produzido no formato Artigo Científico ou Monografia com tema relacionado à área da Nutrição. O Trabalho de Conclusão de Curso é realizado pelo aluno sob orientação docente, e com carga horária total de 90 (noventa) horas, divididas em duas Unidades Curriculares, TCC I (30 horas), ofertado na sexta série, e TCC II (60 horas), ofertado na sétima série do curso. Metodologicamente, durante o TCC I, será elaborado um projeto de pesquisa, constando a definição do problema de pesquisa e a estruturação do arcabouço conceitual e metodológico, garantias éticas da pesquisa, bem como, as pesquisas preliminares para a construção do referencial teórico e cronograma. 


Em se tratando de estudos que envolvem a participação de amostra humana ou animal, os alunos são orientados a enviar os projetos ao Comitê de Ética em Pesquisa nesta etapa do TCC, para possibilitar a execução da pesquisa no semestre seguinte. No TCC II, o projeto de pesquisa será desenvolvido consoante a proposta elaborada a partir do TCC I, o produto final para avaliação do discente será a versão escrita do TCC, na forma de artigo científico, conforme Regulamento Específico. 

Os estudantes concluintes serão incentivados a realizarem pesquisas inovadoras e de campo, no entanto, caso o estudante opte por realizar seu trabalho no formato de revisão bibliográfica, este deverá ser escrito na modalidade de monografia, obedecendo às regras institucionais disponíveis no Manual de Monografia, cuja temática deverá estar relacionada ao exercício profissional do bacharelado em Nutrição e seguir as normas definidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT para a elaboração de trabalhos técnico-científicos.


O TCC deverá ser elaborado e apresentado em dupla e será avaliado por uma banca examinadora composta pelo professor orientador (presidente) e mais dois professores avaliadores (membros efetivos ou convidados pelo presidente da banca), que emitirão a nota final do trabalho, mediante defesa oral pública. 

 A aprovação do discente no referido componente curricular está condicionada, conforme manual disponibilizado ao discente, à aprovação pela banca examinadora e entrega virtual da versão final do trabalho de conclusão para a coordenação de TCC, que encaminha à Biblioteca da UniCatólica do RN para disponibilização no portal da instituição e assim se tornar acessível através da internet. 


Curso 100% presencial – Sendo o único curso de graduação em Nutrição da cidade com carga horária 100% presencial, o curso de Nutrição da UniCatólica do RN permite ao estudante profundas vivências em sala de aula, em laboratório ou em cenários reais que possibilitam uma melhor formação profissional. Além disto, a interação direta com os professores e outros alunos, permite uma comunicação mais imediata e pessoal, desenvolvendo habilidades de comunicação e resolução de problemas através das interações. Além disso, participar de um curso presencial oferece a oportunidade de construir uma rede de contatos valiosa, abrindo oportunidades profissionais desde a Instituição.


Time de mestres e doutores com ampla experiência de mercado e acadêmica - Além da vasta experiência profissional, os professores e preceptores do Curso de Nutrição possuem experiência acadêmica nos níveis de mestrado e doutorado.


Matriz curricular com carga horária 50% prática: um curso da área da saúde com elevada carga horária prática favorece ao estudante e futuro profissional muita segurança e preparo no seu exercício profissional. Para tanto, nos primeiros anos do curso essas práticas ocorrerem em laboratórios ou cenários diversos, através da aplicação de metodologias ativas de ensino, simulações e visitas técnicas. A partir da segunda metade do curso os estudantes iniciam suas práticas no Núcleo de Cuidados em Saúde, realizando atendimentos à comunidade externa e interna, sob a supervisão docente.


Ações de responsabilidade social: a UniCatólica do RN destaca-se por possuir um relevante compromisso com a sociedade e os estudantes do curso de Nutrição abraçam esta responsabilidade participando de atividades de responsabilidade social, onde desenvolvem práticas de educação nutricional com pessoas dos diversos ciclos da vida (crianças, adultos e idosos), condição socioeconômica e estado de saúde. Cita-se atividades em espaços coletivos como parques, hospitais, escolas, entre outros.


Projetos de Extensão – Além das ações de responsabilidade social que ocorrem frequentemente em espaços públicos ou provados da cidade, o curso também possui projetos de extensão que ocorrem de maneira continuada, representando grande relevância e impacto para a sociedade. Citamos o projeto “Saúde em Foco”, que atende colaboradores  da UniCatólica do Rio Grande do Norte e do Colégio Diocesano Santa Luzia e seus familiares; o projeto de extensão “(Re)conectando-se: relação entre a mente, o corpo e a comida”, que atende mulheres obesas, entre outros.


Iniciação Científica: O grupo de estudos em comportamento alimentar (GECATA) composto por professores e estudantes dos cursos de Nutrição e Psicologia, aborda o comportamento alimentar, respeitando a relação do corpo e o papel social que a comida exerce para o ser humano. O grupo incentiva os estudantes inscritos (podendo participar desde o primeiro semestre) a publicar trabalhos em revistas e congressos científicos nacionais.


Oportunidade de aprendizagem através de estágios curriculares e extracurriculares: Os estudantes de Nutrição têm, durante a sua formação, 1 ano inteiro de realização de estágios curriculares em espaços exclusivos da UniCatólica do RN (hospitais de referência regional, escolas, restaurantes, empresas, órgãos públicos e privados) nas diversas áreas de atuação do profissional nutricionista.  Reconhecido pela qualidade na formação dos seus estudantes, o curso de Nutrição da Católica do RN é procurado por empresas, órgãos públicos e privados em busca de estudantes de Nutrição para realização de estágios extracurriculares remunerado. Esta é uma grande oportunidade do estudante e futuro profissional adquirir experiências profissionais, assim como se inserir no mercado de trabalho. 

O egresso do curso de Nutrição da UniCatólica do RN estará apto a atuar nas áreas da Alimentação Coletiva, Nutrição Clínica, Saúde Coletiva, Docência, Indústria de Alimentos, Nutrição em Esportes e Marketing na Área de Alimentação e Nutrição, conforme estabelece a Resolução n°380/2005 do Conselho Federal de Nutricionistas, que dispõe sobre a definição das Áreas de Atuação do Nutricionista e suas Atribuições. Serão profissionais que agirão em consonância com o código de ética da profissão, que tem como responsabilidades fundamentais a prestação de assistência ao indivíduo, participando da promoção, tratamento e recuperação de sua saúde; o zelo pela provisão e manutenção de assistência adequada ao paciente; e a busca constante da atualização e do aperfeiçoamento de seus conhecimentos técnicos, científicos e culturais.

Formar um profissional nutricionista generalista, com percepção crítica e humanista da realidade, compreendendo o homem na sua integralidade biopsicossocial, a natureza e os processos dos alimentos, e a relação ser humano/alimento, com vistas a contribuir para a saúde dos indivíduos e da coletividade, de forma a promover, preservar e recuperar a saúde desses por meio do processo dietético alimentar.

• Processo seletivo (vestibular)

• Transferência Externa e Interna

• Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM

• Portador de diploma

• Financiamento Estudantil – Fies

• Horário de funcionamento: Noturno

• Vagas: 100 vagas anuais;

• Tempo de integralização: mínimo de 8 semestres e máximo de 16 semestres;

• Carga horária: 3200 horas.


Contato: nutricao@catolicadorn.com.br

Conceito de Curso (CC): 4

Nutrição

Graduação | 08 semestres | Noturno

Entende-se por competência a mobilização de um conjunto de recursos cognitivos, procedimentais e atitudinais que, articulados entre si em um contexto específico, possibilitam o excelente desempenho profissional. O egresso do Curso de Nutrição da UniCatólica do RN foi estimulado durante sua formação ao desenvolvimento de habilidades e valores que mobilizem este conjunto de recursos, o que o faz um profissional de excelência no mundo do trabalho. Os recursos cognitivos referem-se ao processo de aquisição de conhecimento, à construção ativa de capacidades intelectuais para operar símbolos, imagens, ideias e representações que permitam organizar as realidades.


Diante do contexto de mudanças constantes que ocorrem na área da ciência da nutrição e dos alimentos, o curso de Nutrição da UniCatólica do RN prevê competências que permitem o alinhamento entre as necessidades do mundo do trabalho e as habilidades humanas que os diferenciam profissionalmente por meio dos valores desta IES.

Fale conosco

Whatsapp da UniCatólica do RN
bottom of page