CURSOS DE GRADUACÃO

APRESENTAÇÃO
O Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte - FCRN é presencial, com duração de 4 anos (8 semestres) e carga horária de 3.000 horas. A proposta curricular enfoca a capacitação profissional, incluindo formação humanística e científica. Contando com um corpo docente composto por mestres e doutores, o curso incorpora projetos integradores para aplicação prática dos conteúdos desde os primeiros períodos.
Priorizando a formação de profissionais aptos para desafios específicos da área, o curso mantém-se atualizado com as novas tecnologias e contextos de modernização empresarial. Sua abordagem didático-pedagógica inclui um currículo multi e interdisciplinar com atividades práticas alinhadas às perspectivas do mercado. Disciplinas abrangem áreas comercial, industrial, ambiental, atuarial, e o Núcleo de Prática Contábeis (NPC) realiza atividades contábeis e gerenciais para o público externo.
Além disso, o curso tem uma forte vertente de pesquisa, com o Grupo de Estudos Contemporâneos em Contabilidade, Finanças e Gestão (GECCONT) e o Grupo de Pesquisa e Ensino em Contabilidade (GPEC).
Objetivo Geral:
O Bacharelado em Ciências Contábeis da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte tem por objetivo geral estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo proporcionando condições de educação ao homem, para que ele possa sentir-se sujeito de seu processo educativo e de sua história, pelo cultivo do saber, em suas diferentes vertentes, formas e modalidades.
Objetivos específicos:
• Buscar a qualidade de ensino, em acordo com as especificidades presentes nos projetos pedagógicos dos cursos, seus programas, projetos e ações extensionistas e em seus projetos de pesquisa, refletidos na iniciação científica;
• Incentivar as atividades criadoras, estimulando vocações e organizando programas, particularmente vinculados às necessidades regionais e nacionais;
• Preservar valores éticos, morais, cívicos e cristãos contribuindo para aperfeiçoar a sociedade na busca do bem-estar do homem;
• Prestar serviços especializados à comunidade, estabelecendo com ela uma relação de reciprocidade e promover a extensão visando a difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica geradas na instituição;
• Proporcionar ao estudante condições e meios para a educação integral e formação continuada, principalmente que ele aprenda a aprender sempre;
• Estimular o exercício do trabalho de pesquisa científica, criador do conhecimento e da cultura, desenvolvendo a compreensão do homem consigo mesmo, com as relações sociais e com o meio ambiente.
PERFIL DO EGRESSO
A proposta acadêmica visa formar profissionais capacitados a serem agentes transformadores diante dos desafios do cenário corporativo atual, marcado por avanços tecnológicos e globalização. O egresso assume a responsabilidade profissional e social de legitimar e disponibilizar dados financeiros, sendo referência no planejamento, controle financeiro e tomada de decisões. Ele conduzirá análises de resultados, corrigirá distorções e atenderá às demandas cotidianas da organização.
O Bacharel em Ciências Contábeis estará tecnicamente apto a realizar trabalhos contábeis, registrar atos administrativos e elaborar demonstrações contábeis. Além disso, zelará pelo relacionamento da empresa com os poderes públicos, principalmente em questões de aplicação e fiscalidade. A formação inclui atividades de extensão, iniciação científica e projetos interdisciplinares desde o primeiro semestre, visando a um profissional com competências múltiplas e comprometido com a prática profissional e interdisciplinar.
O egresso será estimulado a desenvolver competências acadêmicas específicas, destacando-se em:
• Dominar o uso da linguagem contábil, apresentando proficiência na comunicação;
• Manter uma visão sistêmica holística e interdisciplinar da profissão;
• Usar raciocínio lógico e crítico na solução de problemas;
• Aplicar adequadamente a legislação inerente às funções contábeis e às ramificações das Ciências Contábeis;
• Elaborar pareceres e relatórios que contribuam para o desempenho eficiente e eficaz do processo de gestão, quaisquer que sejam os modelos organizacionais;
• Atuar em equipes multidisciplinares, com articulação e liderança;
• Desenvolver, analisar e implantar sistemas de informação contábil e de controle gerencial, revelando capacidade crítico-analítica para avaliar as implicações organizacionais com a tecnologia da informação;
• Exercer com ética e proficiência as atribuições e prerrogativas que lhe são prescritas por meio do Código de Ética Profissional do Contador e do Código Civil Brasileiro;
• Manter-se, continuamente, voltado à atualização e a novas aprendizagens.
Estrutura Curricular
Introdução à Teologia - 30h
Sociologia da Religião - 30h
Metodologia Teológica - 30h
Opatitva I: Fundamentos da Filosofia - 30h
Grego Bíblico I: Gramática - 60h
Patrologia - 60h
Introdução Geral à Sagrada Escritura - 60h
Evangelhos Sinóticos e Atos dos Apóstolos – 60h
Latim Eclesiástico – 30h
Pentateuco e Livros Históricos - 60h
Metodologia da Pesquisa Científica – 60h
Metafísica – 30h
Filosofia da Religião – 30h
Educação e Humanização: poética da condição humana - 60h
Hebraico Bíblico – 60h
Cristologia – 60h
Leitura e produção de Texto – 60h
Literatura Paulina – 60h
Cartas Católicas e Hebreus – 30h
Trilha de Extensão I – Meio ambiente e desenvolvimento sustentável I – 60h
Eclesiologia – 60h
Literatura Joanina – 60h
Literatura Sapiencial e Salmos – 60h
Teologia Fundamental – 60h
História da Igreja Antiga e Medieval – 30h
Trilha de Extensão I – Meio ambiente e desenvolvimento sustentável II -60h
Deus Trindade -Teologia Moral Fundamental – 60h
Deus Trindade – 60h
Direito Canônico – 60h
História da Igreja Moderna e Contemporânea – 30h
Literatura Profética – 60h
Trilha de Extensão Profissional: Ecumenismo, diversidades e os desafios éticos
contemporâneos I – 60h
Teologia Moral Sexual, Conjugal e Familiar – 60h
Sacramentos I: Sacramento Geral e Iniciação Cristã – 60h
Seminário de Monografia I: Projeto – 50h
História da Igreja na América Latina e no Brasil – 30h
Trilha de Extensão Profissional: Ecumenismo, diversidades e os desafios éticos contemporâneos II – 60h
Antropologia Teológica – 60h
Teologia Moral Social – 60h
Teologia Espiritual – 30h
Estágio Supervisionado I – 100h
Sacramentos II: Sacramentos de Cura e da Missão – 60h
Seminário de Monografia II: Defesa do TCC – 50h
Optativa II – 30h
Teologia Pastoral e da Missão – 60h
Comunicação Pastoral – 30h
Escatologia – 30h
Mariologia – 30h
Estágio Supervisionado II – 100h
Seminário de Questões Teológicas – 60h
Optativa III – 30h
Corpo Docente
Coordenador Francisco Márcio Bezerra dos Santos

Graduado em Filosofia pela Faculdade Católica de Fortaleza (2011), em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (2014) e Mestre em Teologia Bíblica pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (2018), tendo desenvolvido a pesquisa: "NÃO TERÁS POBRES EM TEU MEIO:A ética deuteronômica de proteção e amparo ao empobrecido". Lecionou Introdução à Bíblia, Evangelhos Sinóticos e escritos Joaninos nos cursos de Teologia Pastoral da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE/CITEP) (2016-2017) e do Centro Loyola (2017-2018). É membro do grupo de pesquisa "A Bíblia em Leitura Cristã" (FAJE). Atualmente, leciona Pentateuco e Livros Históricos na Faculdade Católica do Rio Grande do Norte – FCRN.
Dr. Charles Lamartine de Sousa Freitas

Graduado em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e em Teologia pelo Ateneo Pontificio Regina Apostolorum - Roma/Itália. Especialista em Metodologia e Docência do Ensino Superior pela Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ). Mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana - Roma/Itália. Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. É Professor e Diretor Geral da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte (FCRN). Tem desenvolvido atividades acadêmicas nas áreas de Teologia,Filosofia e Educação atuando, principalmente, nos seguintes temas: Teologia Sistemática, História da Literatura Cristã Antiga, Filosofia e História Da Educação, Metodologia da História Oral e Pesquisa (Auto) Biográfica. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas, Educação, Memória, (Auto)Biografia e Inclusão (GEPEMABI) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Integrante do Projeto de Extensão Histórias de Vida, Teatro e Desenho: Vozes Silenciadas, UERN, desenvolvido no Complexo Penal Agrícola Dr. Mário Negócio.
Aíla Luzia Pinheiro de Andrade

Possui graduação em Licenciatura em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (1998), graduação em Bacharelado em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (2000), mestrado (2003) e doutorado (2008) em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Carta Aos Hebreus, atuando principalmente nos seguintes temas: Messianismo, Philon de Alexandria, Flávio Josefo, Judaísmo, Targum, Midrash, Talmud.
Augusto Lívio Nogueira de Morais

Mestre em Teologia com concentração em Literatura Bíblica e Teológica - interpretações, pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Bacharel em Teologia pela Faculdade Católica do Rio Grande do Norte (FCRN), com especialização em Teologia Bíblica pela mesma faculdade. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), com especialização em Auditoria e Controladoria pela Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ). Membro do Grupo de Pesquisa Cristianismo e Interpretações da UNICAP. Atualmente atua lecionando Teologia nas áreas de Sagrada Escritura e Teologia Dogmática. Também servidor público como Técnico Nível Superior na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
Francisco Aluziê Barbosa das Chagas

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letas de Cajazeiras- FAFIC/PB (2006) e mestrado em Filosofia, linha de pesquisa em ética pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia - FAJE (2011), Belo Horizonte, Minas Gerais. Atualmente é professor na Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte (SEEC), com lotação na Escola Estadual Profa. Maria Stella Pinheiro Costa, atuando nas disciplinas de Filosofia, Sociologia e Projeto de Vida; e professor da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte, nas disciplinas Fundamentos da Filosofia, Filosofia da Religião, Filosofia Jurídica, Humanismo, Ética e Cidadania, Filosofia da Educação. Tem experiência na área de Ética com ênfase na área de ética antiga. Avaliador da Educação Superior do INEP/MEC, por meio da PORTARIA Nº 483, DE 7 DE JUNHO DE 2018.
Francisco Cornélio Freire Rodrigues

Possui mestrado em Teologia Bíblica pela Pontificia Università San Tommaso D'Aquino - Angelicum (Roma, 2014). Fez Bacharelado em Teologia pelo Ateneo Pontificio Regina Apostolorum (Roma, 2011), convalidado pela Universidade Católica do Salvador (2017). Possui Licenciatura plena em Filosofia pelo Instituto Salesiano de Filosofia (Recife, 2006).É professor do curso de Teologia da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte - FCFRN, em Mossoró-RN. É doutorando em Teologia Bíblia pela Pontificia Università San Tommaso D'Aquino - Angelicum (Roma). Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia Bíblica, atuando principalmente nos seguintes temas: Profetismo, profeta Amós, Evangelhos Sinóticos, Atos dos Apóstolos, Cristianismo e Judaísmo, lectio divina e Paulo. É membro da Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica (ABIB) e da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (SOTER).
José Alves Paiva Junior

Mestre em Teologia pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP (2018). Possui graduação em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2012). Bacharel em Teologia pela Faculdade Católica do Rio Grande do Norte - FCRN (2016). É professor de Dogmática na Faculdade Católica do Rio Grande do Norte - FCRN. Doutorando de Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana - Roma (Início 2021).
José Roberto da Silva

Doutorando em Ciências da Religião pela Universidade Católica de Pernambuco com linha de pesquisa Campo Religioso Brasileiro, Cultura e Sociedade. Mestre em Ciências Teológicas - Universidad Evangélica del Paraguay (2011). Especialização em filosofia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1997), Especialização (lato Sensu) em Espiritualidade Franciscana, área de Humanidade e Artes (2022), graduação em História pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1996), graduação em Curso Superior de Iniciação Teológica - Diocese de Mossoró - Centro Pastoral de Ciências Religiosas (1997). Atualmente, Professor nas escolas da rede municipal e estadual: Escola Municipal de Ensino Fundamental Maurício Fernandes da Silva (Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer - Mossoró/RN) , Escola Estadual Professor Abel Freire Coelho (Secretaria da Educação e da Cultura) e professor da Faculdade Católica de Mossoró. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Igreja.
Marcílio Oliveira da Silva

Possui graduação em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2012), graduação em Teologia pela Faculdade Diocesana de Mossoró (2016) e mestrado em TEOLOGIA pela Universidade Católica de Pernambuco (2018). Atualmente é professor da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Filosofia (com ênfase em História da Filosofia) e Cristologia (com ênfase na Judeidade de Jesus) Atua principalmente nos seguintes temas: cristianismo, Jesus, Maria e Judeidade de Jesus.
Heriberto Carneiro Santos

Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras (2007); Bacharel em Teologia pela Faculdade Diocesana de Mossoró (2017); Mestre em Direito Canônico pela Pontificia Università S. Tommaso D'Aquino - PUST/ Roma - IT (2022).