CURSOS DE GRADUACÃO
APRESENTAÇÃO
O Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte - FCRN é presencial, com duração de 4 anos (8 semestres) e carga horária de 3.000 horas. A proposta curricular enfoca a capacitação profissional, incluindo formação humanística e científica. Contando com um corpo docente composto por mestres e doutores, o curso incorpora projetos integradores para aplicação prática dos conteúdos desde os primeiros períodos.
Priorizando a formação de profissionais aptos para desafios específicos da área, o curso mantém-se atualizado com as novas tecnologias e contextos de modernização empresarial. Sua abordagem didático-pedagógica inclui um currículo multi e interdisciplinar com atividades práticas alinhadas às perspectivas do mercado. Disciplinas abrangem áreas comercial, industrial, ambiental, atuarial, e o Núcleo de Prática Contábeis (NPC) realiza atividades contábeis e gerenciais para o público externo.
Além disso, o curso tem uma forte vertente de pesquisa, com o Grupo de Estudos Contemporâneos em Contabilidade, Finanças e Gestão (GECCONT) e o Grupo de Pesquisa e Ensino em Contabilidade (GPEC).
Objetivo Geral:
O Bacharelado em Ciências Contábeis da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte tem por objetivo geral estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo proporcionando condições de educação ao homem, para que ele possa sentir-se sujeito de seu processo educativo e de sua história, pelo cultivo do saber, em suas diferentes vertentes, formas e modalidades.
Objetivos específicos:
• Buscar a qualidade de ensino, em acordo com as especificidades presentes nos projetos pedagógicos dos cursos, seus programas, projetos e ações extensionistas e em seus projetos de pesquisa, refletidos na iniciação científica;
• Incentivar as atividades criadoras, estimulando vocações e organizando programas, particularmente vinculados às necessidades regionais e nacionais;
• Preservar valores éticos, morais, cívicos e cristãos contribuindo para aperfeiçoar a sociedade na busca do bem-estar do homem;
• Prestar serviços especializados à comunidade, estabelecendo com ela uma relação de reciprocidade e promover a extensão visando a difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica geradas na instituição;
• Proporcionar ao estudante condições e meios para a educação integral e formação continuada, principalmente que ele aprenda a aprender sempre;
• Estimular o exercício do trabalho de pesquisa científica, criador do conhecimento e da cultura, desenvolvendo a compreensão do homem consigo mesmo, com as relações sociais e com o meio ambiente.
PERFIL DO EGRESSO
A proposta acadêmica visa formar profissionais capacitados a serem agentes transformadores diante dos desafios do cenário corporativo atual, marcado por avanços tecnológicos e globalização. O egresso assume a responsabilidade profissional e social de legitimar e disponibilizar dados financeiros, sendo referência no planejamento, controle financeiro e tomada de decisões. Ele conduzirá análises de resultados, corrigirá distorções e atenderá às demandas cotidianas da organização.
O Bacharel em Ciências Contábeis estará tecnicamente apto a realizar trabalhos contábeis, registrar atos administrativos e elaborar demonstrações contábeis. Além disso, zelará pelo relacionamento da empresa com os poderes públicos, principalmente em questões de aplicação e fiscalidade. A formação inclui atividades de extensão, iniciação científica e projetos interdisciplinares desde o primeiro semestre, visando a um profissional com competências múltiplas e comprometido com a prática profissional e interdisciplinar.
O egresso será estimulado a desenvolver competências acadêmicas específicas, destacando-se em:
• Dominar o uso da linguagem contábil, apresentando proficiência na comunicação;
• Manter uma visão sistêmica holística e interdisciplinar da profissão;
• Usar raciocínio lógico e crítico na solução de problemas;
• Aplicar adequadamente a legislação inerente às funções contábeis e às ramificações das Ciências Contábeis;
• Elaborar pareceres e relatórios que contribuam para o desempenho eficiente e eficaz do processo de gestão, quaisquer que sejam os modelos organizacionais;
• Atuar em equipes multidisciplinares, com articulação e liderança;
• Desenvolver, analisar e implantar sistemas de informação contábil e de controle gerencial, revelando capacidade crítico-analítica para avaliar as implicações organizacionais com a tecnologia da informação;
• Exercer com ética e proficiência as atribuições e prerrogativas que lhe são prescritas por meio do Código de Ética Profissional do Contador e do Código Civil Brasileiro;
• Manter-se, continuamente, voltado à atualização e a novas aprendizagens.
Estrutura Curricular
Fundamentos da Antropologia – 30h
Fundamentos da Filosofia – 30h
Metodologia da Pesquisa Científica – 60h
Leitura e Produção Textual – 30h
Psicologia: ciência e profissão – 60h
Fundamentos da Sociologia – 30h
Psicobiologia Neurofuncional – 60h
Psicologia da Educação (Licenciatura) – 60h
Processos Psicológicos Básicos – 60h
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem Infanto-juvenil – 60h
Métodos de Pesquisa em Psicologia – 30h
Psicologia Social - 60h
Neurociência Comportamental – 30h
História da Psicologia – 60h
Educação e Humanização: Poética da Condição Humana – 60h
Psicologia da Educação (Licenciatura) – 60h
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem do Adulto e Idoso – 60h
Psicologia Ambiental – 60h
Psicologia Social Contemporânea – 60h
Psicologia e Políticas Sociais – 30h
Psicologia Educacional – 30h
Psicologia Experimental – 60h
Trilha de Extensão I- Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável I – 60h
Didática do Ensino Superior (Licenciatura) – 60h
Teorias e Técnicas: Psicanálise – 60h
Psicologia Escolar– 60h
Fundamentos da Avaliação Psicológica – 60h
Psicologia Organizacional e do Trabalho – 30h
Estágio Básico em Psicologia Social – 60h
Dinâmica e Processos Grupais – 60h
Trilha de Extensão I - Meio ambiente e Desenvolvimento Sustentável II – 60h
Políticas e Sistemas Públicos de Educação (Licenciatura) – 60h
Avaliação Psicologia Aplicada - 60h
Estágio Básico em Psicologia e Processos Educacionais - 60h
Psicopatologia Infanto-juvenil– 60h
Psicologia, Gestão e Pessoas – 60h
Psicologia da Saúde – 30h
Teorias e Técnicas: Cognitivo Comportamental – 60h
Trilha de Extensão II – Relações Étnico-Raciais e Direitos Humanos I – 60h
Linguagem Brasileira de Sinais (Licenciatura) – 60h
Educação e Novas Tecnologias (Licenciatura) – 40h
Psicodiagnóstico – 60h
Psicopatologia do adulto e Idoso – 60h
Psicologia e Processos Clínicos – 60h
Estágio Básico em Psicologia e Processos Organizacionais e do Trabalho – 60h
Teorias e Técnicas: Humanistas e Fenomenológicas – 60h
Saúde do Trabalhador - 30h
Trilha de Extensão II- Relações Étnicos- Raciais e Direitos Humanos II – 30h
Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais – 60h
Psicologia Hospitalar – 60h
Família e abordagens diversas – 60h
Saúde Mental – 60h
Psicofarmacologia e Toxicologia – 30h
Psicologia e Ética – 30h
Tanatologia – 30h
Estágio Básico em Psicologia e Processos Clínicos e da Saúde – 60h
Trilha de Extensão Profissional: A Psicologia nas Políticas Públicas I - 60h
Educação e Diversidade (Licenciatura) - 60h
Estágio Supervisionado em Prática de Ensino em Psicologia I (Licenciatura) – 150h
Psicologia da Religião– 30h
Trilha de Extensão Profissional: A Psicologia nas Políticas Públicas II – 60h
Trabalho de Conclusão do Curso I – 60h
Psicologia Jurídica – 60h
Disciplina Optativa – 60h
Estágio Específico I – Psicologia e Processos Clínicos e da Saúde– 150h
Estágio Específico I – Psicologia e Processos Psicossociais– 150h
Estágio Supervisionado em Prática de Ensino em Psicologia II (Licenciatura) – 150h
Trabalho de Conclusão de Curso II (Licenciatura) – 20h
Trabalho de Conclusão do Curso II – 120h
Psicologia e Processos Inclusivos – 30h
Psicologia nas Emergências e Desastres – 60h
Tópicos Especiais nos Processos Clínicos e da Saúde – 60h
Tópicos Especiais nos Processos Psicossociais – 60h
Disciplina Optativa - 60h
Estágio Específico II - Psicologia e Processos Clínicos e da Saúde -150h
Estágio Específico II - Psicologia e Processos Psicossociais– 150h
Empreendedorismo e Gerenciamento da Carreira Profissional – 60h
Tópicos Especiais em Clínica, Saúde e Contemporaneidade– 60h
Tópicos Especiais em Intervenções Psicossociais - 60h
Disciplina Optativa - 60h
Estágio Específico III – Psicologia e Processos Clínicos e da Saúde– 150h
Estágio Específico III - Psicologia e Processos Psicossociais – 150h
Corpo Docente
Coordenadora Dra. Kalyana Cristina Fernandes de Queiroz
Psicóloga. Doutora em Psicologia. Mestre em Psicologia. Especialista em Psiquiatria e Saúde Mental. Especialista em Psicanálise Clínica.Especialista em Docência do Ensino Superior. Possui Licenciatura e Formação de Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).Formação em Psicologia Clínica Hospitalar. Servidora efetiva do Município de Mossoró, atualmente trabalhando na Perícia da Junta Biopsicossocial e atua como Coordenadora do Curso de Graduação em Psicologia da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte -FCRN.
Dr. Fausto Pierdoná Guzen
Possui Graduação em Farmácia pela Universidade Paranaense - UNIPAR (2002), Graduando em Nutrição pela Universidade Potiguar (UnP),Especialista em Bases Morfológicas e Fisiológicas pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2003). Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Enfermagem e de Medicina Nova Esperança - FACENE/FAMENE (2009). Mestrado em Ciências Morfofuncionais no Departamento de Anatomia Humana do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo - USP (2005) e Doutorado em Psicobiologia no Departamento de Fisiologia do Instituto de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2011).Atualmente é professor Adjunto IV do Curso de Medicina e Coordenador do Laboratório de Neurologia Experimental da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Professor do curso de Farmácia da UnP. Orientador no Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Fisiologia Humana da UERN, Orientador no programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Saúde e Sociedade da UERN.Orientador no Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Biotecnologia (Renorbio) da UFRN, orientador no Programa de Pós-Graduação (Mestrado acadêmico e profissional) em Biotecnologia da UnP. Co-orientador no Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Psicobiologia da UFRN. Ocupa o cargo de Diretor da Faculdade de Ciências da Saúde da UERN. Tem experiência na área Neurológica, com ênfase nos seguintes temas: Saúde Mental, Performance Cognitiva, Neuroproteção, Distúrbios Neurológicos e Longevidade.
Dr. Felipe Guilherme de Souza
Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará. Mestrado em Educação (2014), pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual do Ceará; Especialização Modalidade Residência Multiprofissional em Saúde da Família (2005-2007), pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Universidade Federal do Paraná, e Graduação em Farmácia (2004) também pela UFPR.
Dr. Talvacy Chaves de Freitas
Talvacy Chaves de Freitas possui graduação em Filosofia pelo Seminário Arquidiocesano da Paraíba (1999) e em Teologia pela Faculdade Católica de Fortaleza (2015). Possui Bacharelado (2010), Mestrado (2012) e Doutorado(2019) em Ciências da Comunicação Social pela Universidade Pontifícia Salesiana de Roma, sendo este em Cotutela com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Desenvolveu Pesquisa de Pós-Doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) entre 2019-2022. Foi Reitor do Seminário Santa Teresinha em Mossoró de 2004-2008. Juiz Auditor da Câmara Eclesiástica da Diocese de Mossoró entre 2004-2007. Administrador da Paróquia Nossa Senhora de Fátima na cidade de Mossoró entre 2013-2016. Vigário da Paróquia N. Senhora da Conceição de Apodi/RN de 2019-2021.Atualmente, faz Licenciatura em Filosofia na FAFIC de Cajazeiras, PB; Graduando em Psicologia na FACEP em Pau dos Ferros/RN. É professor da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte (FCRN) e Vigário da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Pau dos Ferros, RN. Interesses de Pesquisa: Comunicação e Cidadania; Educomunicação; Teoria da Comunicação; Cultura digital, Sociedade Onlife; Apropriação de novas tecnologias nas “ambiências” de ensino-aprendizagem, mídias digitais; Comunicação Onlife e Religião; A Inteligência Artificial na educação e na Pastoral; Twitter: @talvacy; Instagram: @talvacy; Youtube: @Prof.Talvacy.
Dra. Julita Gomes Maia de Sena
Psicóloga por formação, doutora em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR-CE) e mestre em Saúde e Sociedade pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Especialista em Psicologia Clínica e Psicanálise pela Unidade de Ensino e Pesquisa em Psicologia e Psicanálise (UNEPSI-PB) e com capacitações em morte, luto e perdas em diferentes contextos. Estuda Psicanálise, psico-oncologia, cuidados paliativos, morte e luto. Atua na clínica psicanalítica e do luto no Centro Clínico Integrado, em Mossoró - RN. Docente do curso de Psicologia da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte e avaliadora de artigos em periódicos de Psicologia e Psicanálise.
Dra. Karidja Kalliany Carlos de Freitas Moura
Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA (2003), Mestrado em Ciências pela UFERSA (2006) e Doutorado em Ciências pela UFERSA (2009). Possui Pós-doutorado em Desenvolvimento Sustentável. De 2011 a 2016 foi Pesquisadora PNPD/CAPES/UFERSA. Foi professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte na Faculdade de Medicina e no Departamento de Gestão Ambiental. Atualmente é Professora e Coordenadora de Pesquisa e Extensão da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte. Desde 2020 é Editora-chefe da Revista Omnia Sapientiae.
Dra. Marciana Bezerra de Morais
Graduada em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN); Graduanda em Psicologia comEspecialização em Neuropsicologia pela Faculdade Católica do Rio Grande do Norte (FCRN) e formação em andamento em cuidados paliativos pela Casa do Cuidar; Mestra em Melhoramento Genético de Plantas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Doutora em Biotecnologia/RENORBIO pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui Pós-Doutorado (PNPD/CAPES) junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais (PPGCN), em que atuou na formação de recursos humanos, principalmente na orientação de estudantes da Pós-Graduação. Atualmente, exerce a função de Coordenadora do Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte, em que também atua como docente. Tem experiência na docência do ensino superior desde 2017 e já ministrou disciplinas nos cursos de Psicologia, Nutrição, Ciências Biológicas, Fisioterapia e no Mestrado em Ciências Naturais.
Dra. Maria do Socorro Oliveira
Doutora em Estudos da Linguagem (Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem - PPGEL-Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN), realizou estágio de doutorado Sanduíche na Universidade Nova de Lisboa, no período de 01 de abril de 2015 a 31 de janeiro de 2016. Mestre em Estudos da Linguagem (UFRN), Especialista em Linguística Aplicada (UERN), Tecnologias na Educação (PUC-Rio) e Educação a Distância (UFPR), Graduada em Letras (UERN). Leciona a disciplina Leitura e Produção Textual na Faculdade Diocesana de Mossoró-FDM. Atua principalmente nas seguintes áreas: Texto, Leitura, Linguística de texto, Discurso, Análise Textual dos Discursos, Enunciação.
Esp. Ana Laura Câmara Marques
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba (2009). Já atuou em outras áreas da psicologia, no momento atua como psicóloga clínica em consultório particular, com psicoterapia adulto e infantil, avaliação psicológica, orientação vocacional e acompanhamento com pacientes bariátricos. Voluntária atuante do grupo de apoio a adoção AFETO/Mossoró. Formação em Doula de Adoção. Psicanalista em eterna formação.
Esp. Ianna Angel Gonçalves Fernandes
Graduação e licenciatura em Psicologia pela Faculdade Católica do Rio Grande do Norte. Pós graduação em psicologia da saúde pela faculdade FANART. Pós graduação em neuropsicologia pela faculdade católica do Rio Grande do Norte (em curso). Formação clínica em Gestalt terapia. Atualmente na Psicologia Clínica e Professora Universitária. Possui experiência em psicologia clínica, psicologia organizacional e do trabalho comum, olhar para a saúde mental e desenvolvimento de relacionamento interpessoal, avaliação psicológica e psicologia educacional.
Esp. Luiz Antônio Gomes Lopes
Bacharelado e Licenciatura em Psicologia pela Faculdade Católica do Rio Grande do Norte - FCRN. Inscrito regularmente no CRP sob o número 17/6894. Bacharel em Direito pela Universidade Potiguar - UnP (2011). Inscrito regularmente junto à OAB/RN sob o número 12.857. Mestrando em Ciências Sociais e Humanas pela UERN. Formação básica em Gestalt-terapia. Pós Graduado em Segurança Pública e Cidadania pela UERN(Universidade do Estado do Rio Grande do Norte). Pós Graduado em Ciência Penais com preparação para Magistério Superior pela Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes (LFG), em parceria com o Instituto Pan-americano de Ciências Penais. Pós Graduado em Advocacia Trabalhista pela Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes (LFG). No Direito e nas Ciências Sociais e Humanas, afinidade com áreas relacionadas à Segurança Pública e Política Criminal, realizando pesquisas em temas relacionados à violência e políticas públicas; na Psicologia, afinidade com temas como o autismo; a arte e seus paralelos com a psicologia clínica na ótica da Gestalt-terapia e Segurança Pública e Cidadania.
Esp. Maria Katiane Formiga Miranda
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba (2009). MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade Potiguar (2012). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas (PPGCISH) da Universidade do Estado do RN (UERN). Já atuou nos municípios de Aracati/CE (2009 a 2011), Serra do Mel/RN (2011 a 2012), Apodi/RN (2015 a 2016) e Carnaubais/RN (2017) como psicóloga na Política de Assistência Social destes. Possui experiência de 1 ano (2012 a 2013) como Gerente de Gestão de Pessoas do Supermercado Queiroz. Em 2022 fez parte do Programa PET-Saúde, do Ministério da Saúde. Desde 2015 é servidora pública efetiva da Prefeitura Municipal de Mossoró, lotada no CRAS Belo Horizonte, e neste já teve experiência nos níveis de Proteção Social Básica e Especial da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania. Atualmente, também é docente e Coordenadora de Estágios do Curso de Psicologia da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte (FCRN).
Esp. Ruan Cledson Dantas de Macedo Nuto
Psicólogo Clínico Infanto-juvenil e adulto, Especialista em Transtornos Alimentares e cirurgia bariátrica, Especialista em Neuropsicologia e Pós graduando em Altas Habilidades/Superdotação.
Possui formação em obesidade e emagrecimento, avaliação para cirurgia bariátrica, psicopatologia Infanto Juvenil, Terapia Cognitivo Comportamental(TCC), analise do desenho infantil, teste de rastreio para DISLEXIA e TDAH, TCC aplicada aos transtornos de ansiedade infanto juvenil e crianças com humor deprimido. Atualmente é membro integrante do corpo docente da Faculdade Católica do RN (FCRN), nos cursos de Psicologia e Nutrição. Atua como psicólogo educacional no Colégio Diocesano Santa Luzia - CDSL. Coordena o Grupo de Estudos em Comportamento Alimentar e Transtornos Alimentares (GECATA) e é docente colaborador no Projeto de Extensão Reconectando-se: relação entre a mente, o corpo e a comida. Realiza avaliação neuropsicológica em contexto clínico como também avaliação psicológica para cirurgia bariátrica e outros procedimentos cirúrgicos.
Ma. Amanda Carolina Claudino Pereira
Possui graduação em Psicologia pela Faculdade Maurício de Nassau Recife (2011) e mestrado em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (2014). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Cognitiva, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental, saúde pública, saúde coletiva, humanização, desenvolvimento, aprendizagem, EAD e recursos tecnológicos.
Ma. Géssica Raquel Clemente Rodrigues
Psicóloga, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Especialista em Psicologia Clínica na abordagem fenomenológico-Existencial, também pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Possui formação em Residência Multiprofissional em Atenção Básica, Saúde da Família e Comunidade pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Atualmente Mestranda em Ciências Sociais e Humanas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Especialista em Neuropsicologia Clínica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente trabalha como psicóloga clínica, atua ainda com a psicologia social em um acolhimento no município de Mossoró/RN, Docente e Perita do Tribunal de Justiça do RN.
Ma. Glória Cristiana de Oliveira Morais
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002) e mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005). Atualmente é professora na Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande Do Norte (SEEC), com lotação na Escola Estadual Prof. Abel Freire Coelho, atuando nas disciplinas de Sociologia e Filosofia; e professora da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte, nas disciplinas Fundamentos da Sociologia, Fundamentos da Antropologia, Sociologia da Religião e Sociologia Jurídica. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase na área de práticas culturais, espaço e sociabilidade.
Ma. Jordanya Reginaldo Henrique
A Professora Jordanya Reginaldo Henrique possui formação e licenciatura em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba (2016). Atua como Psicóloga Clínica, atendendo ao público infanto-juvenil, adulto e idoso com abordagem psicanalítica. Especialista em Psicopedagogia Institucional e clínica pela Faculdade Vale do Jaguaribe (FVJ-2019); Especialista em Intervenção Precoce no Autismo- Método DENVER- pela CBI-OF MIAMI (2020) e Mestre em Cognição, Tecnologias e Instituições pela Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA-2019). Atualmente é docente da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte (FCRN) e da FACENE. Tem experiência como Psicóloga Clínica há 6 anos e na docência do ensino superior há 3 anos.
Ma. Karina Maria Bezerra Rodrigues Gadelha
A Professora Me. Karina Maria Bezerra Rodrigues Gadelha possui graduação em serviço social pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1992); Especialização (1993) e Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte(UERN) (2001) e Especialização em Instrumentalidade do Serviço Social no mbito das políticas Públicas (FVJ). Foi funcionária da UERN de 1993 a 2018, membro da comissão de acúmulo de cargos (2014 -2017) e docente do PROFORMAÇÃO (2000-2010). Foi docente da Universidade Potiguar-UNP (2002-2019), docente da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte (FCRN) (2020 até os dias atuais), conselheira do Conselho Municipal de Saúde de Mossoró (CMSM) 2021, conselheira do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres do Município de Apodi RN;membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da FCRN. Atua como Assistente Social na área da saúde (concursada) no município de Apodi Lotada no CAPS, membro do conselho regional do Serviço Social (CRESS), seccional Mossoró (Triênio 2020- 2023). Tem experiência na docência do ensino superior desde 2002.
Me. Antônio Carlos Dantas
Mestre em Administração com linha de pesquisa em Gestão de Pessoas pela UNP/Natal. Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2013.1) e graduação em Teologia pela Faculdade Católica de Fortaleza (2014.2). Atualmente é professor da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte e é padre Administrador Paroquial da Paróquia de São José em Mossoró. Tem Experiência em docência e na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação e administração de Rádio.
Me. Esequiel Pagnussat
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2011), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2014) e Especialização na modalidade de Residência em Saúde da Família e Comunidade pela Residência Integrada em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará (2017). Atuou como Psicólogo Social no Programa Ação Rua vinculado à Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC) de Porto Alegre (2011-2013). Atuou como Pesquisador-Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico e Industrial nível B (DTI-B) do CNPq no Grupo de Pesquisa Identidades, Narrativas e Comunidades de Prática (INCP) do PPG em Psicologia da PUCRS (2014-2015). Atuou como Tutor do Projeto Caminhos do Cuidado pela Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul(ESP/RS). Atualmente é Professor no Curso de Psicologia da Universidade Potiguar (UnP/RN) no Campus da Saúde de Mossoró/RN e Natal/RN.Também é Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), na linha Políticas Públicas, Movimentos Sociais e Prática do Psicólogo. Tem experiência na área de Psicologia Social e Políticas Sociais, com ênfase na Saúde,Assistência Social e Direitos Humanos.
Me. Francisco Aluziê Barbosa das Chagas
Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras (2006) e mestrado em FILOSOFIA na linha de pesquisa Ética pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia de Belo Horizonte - FAJE (2011). Atua nos seguintes temas: Aristóteles, Ética e Filosofia Política, Filosofia do Direito, História da Filosofia, Filosofia da Religião, A educação do homem grego. Atualmente Professor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras-FAFIC e da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte – FCRN.
Me. Francisco Mayccon Passos Costa
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba (2009).. Atualmente é professor titular da Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar e Psicólogo do Colégio Diocesano Santa Luzia. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia, aprendizagem, inclusão, desenvolvimento e ensino.
Me. Gabriel Liberato Duarte dos Reis
Psicanalista. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Mestre em Ciências Sociais e Humanas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Especialista em Saúde Mental, Psicopatologia e atenção psicossocial. Especialista em Psicologia Clínica. Trabalhador do SUAS de 2017 a 2022. Professor do curso de Psicologia na Faculdade Católica do Rio Grande do Norte -FCRN. Coordenador do Laboratório de Psicanálise Implicada - LAPSI, vinculado ao Programa de Pesquisa e Extensão - PROPEC/FCRN, se interessando pela pesquisa de temas vinculados a Psicanálise, Crítica Social, Metapsicologia, Subjetividade e Contemporaneidade.
Me. Luan Martins de Souza
Mestre em Saúde e Sociedade pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Bacharel em Licenciatura em Psicologia com ênfase em Psicologia do Trabalho e Organizacional pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Especialista em Gestão e Psicologia Organizacional pela UNICORP. Pós-graduando em Avaliação Psicológica pela Faculdade Católica do Rio Grande do Norte (FCRN). Participou de projetos de pesquisa, extensão e empresa júnior na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho durante a graduação. Atualmente é docente no curso de Psicologia da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte (FCRN), onde ministra disciplinas na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho, orienta a empresa júnior de Psicologia e coordena o PICPOT - Projeto de Iniciação Científica em Psicologia Organizacional e do Trabalho. Membro conselheiro do Conselho Regional de Psicologia da 17ª região (CRP-RN). Também é Idealizador e diretor da Ascender -Desenvolvimento Humano e Organizacional, consultoria na área de Gestão de Pessoas.
Esp. Hanna Carla Tavernard de Souza
Me formei como Bacharel em Psicologia pela Faculdade Católica do Rio Grande do Norte (FCRN), em 2021. Sou psicóloga, com atuação em Clínica e trabalho com a abordagem da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), direcionada à adolescentes e adultos. Sou membro do Grupo de Estudos em TCC. Sou preceptora de estágio em Psicologia no Centro de Práticas Múltiplas Dom João Costa. Fui membro do projero LEFreire - Leituras em Paulo Freire, projeto de pesquisa da UERN, em 2021. Sou professora de Psicologia Ambiental desde 2023. Sou pós-graduanda em Neuropsicologia pela FCRN.
Ma. Andressa Paiva Porto
Mestra em Saúde e Sociedade da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e Pós Graduanda (LatoSensu) em Neuropsicologia Clínica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Possui Pós Graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental pela Faculdade Diocesana de Mossoró (2019). É graduada em Psicologia pela Universidade Potriguar - UNP (2019) e em Administração de Empresas pela Universidade Federal Rural do Semi-Àrido - UFERSA (2013). Atua como psicóloga clínica em consultório particular onde desenvolvendo o trabalho de psicoterapia individual e em grupo com adolescentes, adultos e idosos; orientação profissional e avaliação psicológica para procedimentos cirúrgicos. É professora na Faculdade Católica do Rio Grande do Norte onde ministra as disciplinas: Terapia Cognitivo Comportamental, Psicodiagnósticos e supervisão em estágios. Tem interesse na área de psicologia clínica, terapia cognitivo comportamental, comportamento alimentar, psicopatologia, neuropsicologia e saúde coletiva.
Esp. Camila Tuane de Medeiros
Possui graduação em Psicologia (Uninassau, 2018); Residência Multiprofissional em Atenção Básica, Saúde da Família e Comunidade - UERN (2019-2021) e Residência Multiprofissional em Saúde Materno-Infantil - UFRN (2021-2023). Atualmente, aluna regular do Mestrado em Saúde e Socidade (UERN); docente e preceptora da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte.No caminhar da formação profissional, vem somando experiências em pesquisa e atuação profissional na área de Psicologia da Saúde, bem como, nos processos educativos e constituintes do sujeito, com percurso profissional e teórico na Psicologia Histórico-cultural.
Esp. Francisco Moisés Azevedo Braga
Graduado em Administração pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e em Psicologia pela Universidade Potiguar. Pós graduação em Gestão de Recursos Humanos; Pós graduação em Terapia Cognitivo Comportamental; Pós graduando em Avaliação Psicológica; Mestrando em Educação na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN); Docente do curso de Psicologia na Universidade Potiguar; Docente supervisor no Estágio Supervisionado na ênfase clínica (Terapia Cognitivo Comportamental); Docente supervisor de Estágio Profissional na ênfase clínica na Faculdade Católica do Rio Grande do Norte; Orientador de trabalhos de conclusão de curso na Pós Graduação em Terapia Cognitivo Comportamental pela Faculdade Católica do Rio Grande do Norte. Psicólogo com atuação clínica.
Me. Artur Maciel de Oliveira Neto
Mestrado em Educação Especial e Inclusiva pela UNESP, Especialista em Tradução e Interpretação (FAHE) e Docência em Libras (FUNIP), além de Neuropsicopedagogia e Educação Especial (FUNIP). Também possui especialização em Atendimento Educacional Especializado - AEE (FUNIP) e em Pedagogia, Gestão Escolar (FACOL). Graduado em Administração de Empresas (FSH), Letras Português e Inglês (UPE), e Letras Libras (UNIASSELVI). Certificado como Tradutor Intérprete de Libras pelo PROLIBRAS (UFSC). Integrante do GEPIS certificado pela UNESP, com registro no DGP do CNPq. Autor e pesquisador em temas relacionados à surdez e educação inclusiva.