Constitui componente curricular de caráter obrigatório no Curso de Fisioterapia, é produzido no formato Artigo Científico com tema relacionado à área da Fisioterapia e desenvolvido em consonância com as diretrizes da própria Instituição e institutos normativos legais, apresentado aos alunos por meio do arquivo denominado “Manual do TCC”. O Trabalho de Conclusão de Curso é realizado pelo aluno sob orientação docente, e com carga horária total de 120 horas, divididas em duas Unidades Curriculares, TCC I (60 horas), ofertado na oitava série, e TCC II (60 horas), ofertado na nona série do curso.
• Curso 100% presencial, sem disciplinas (ou parte delas) à distância.
• Laboratórios modernos com equipamentos de última geração;
• Biblioteca vasta e livros atualizados que o aluno pode locar gratuitamente;
• Práticas executadas desde o primeiro período do curso - Corpo docente qualificado, composto por mestres e doutores.
• Coordenador exclusivo para o curso;
• Estágio supervisionado com extensa carga horária, acontecendo em 3 períodos do curso.
• Parcerias de estágios nos principais equipamentos de saúde de Mossoró;
• Centro de práticas completo, trazendo a experiência e vivência de uma clínica escola, realizando atendimentos gratuitos à população. Onde os alunos já iniciam a vivência nas disciplinas aplicadas do curso (a partir do 5º período), com atendimentos em trios e/ou duplas sob supervisão do docente. No período de estágio, o aluno atenderá de forma individualizada, sob supervisão do preceptor de estágio.
• Projeto de extensão, ampliando os conhecimentos teóricos e práticos já adquiridos em sala de aula.
O profissional pode atuar em várias áreas da Fisioterapia: Fisioterapia Acupuntura Fisioterapia Aquática Fisioterapia Cardiovascular Fisioterapia Dermatofuncional Fisioterapia Esportiva Fisioterapia em Gerontologia Fisioterapia do Trabalho Fisioterapia Neurofuncional Fisioterapia em Oncologia Fisioterapia em Reumatologia Fisioterapia Respiratória Fisioterapia Traumato-Ortopédica Fisioterapia em Osteopatia Fisioterapia em Quiropraxia Fisioterapia em Saúde da Mulher Fisioterapia em Terapia Intensiva.
Formar profissionais fisioterapeutas aptos a atuarem em todos os níveis de atenção à saúde, capazes de contribuir com os serviços de promoção, proteção e recuperação da saúde; e que respeitem os princípios éticos/bioéticos inerentes à profissão e aos princípios culturais e morais do indivíduo e da sociedade.
Mediante Processo Seletivo, regulamentado por Edital publicado no site da IES.
O perfil profissional do egresso do curso de Fisioterapia da UniCatólica do RN foi idealizado de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Fisioterapia, conforme Resolução CNE/CES, nº 4 de 19 de fevereiro de 2002. O curso oferece uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, o que capacitará o egresso a atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual, apresentando uma visão ampla e global e respeitando os princípios éticos/bioéticos, e culturais do indivíduo e da coletividade, sobretudo da população local e regional, sendo permitido através de convênios com as secretarias estadual e municipal de saúde que garantem uma vivência e preparação dos graduandos e futuros egressos dentro da realidade local.
Os formandos serão aptos a analisar e trabalhar com o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, seja nas alterações patológicas, cinético-funcionais, seja nas suas repercussões psíquicas e orgânicas; preparados para prestar assistência nas áreas de Ortopedia e Traumatologia, Reumatologia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Geriatria e Gerontologia, Cardiologia, Respiratória e Terapia Intensiva, Neurologia, Esportiva e Ergonomia, desenvolvendo habilidades para preservar e restaurar a integridade de órgãos, sistemas e funções, desde a elaboração do diagnóstico físico e funcional até a eleição e execução dos procedimentos fisioterapêuticos pertinentes para cada situação.
Os egressos são profissionais que agem em consonância com o código de ética da profissão e que têm como responsabilidades fundamentais a prestação de assistência ao indivíduo, participando da promoção, tratamento e recuperação de sua saúde; o zelo pela provisão e manutenção de assistência adequada ao paciente; e a busca constante da atualização e do aperfeiçoamento de seus conhecimentos técnicos, científicos e culturais.
Além disso, os egressos são capazes de atuar e realizar aperfeiçoamento constante a partir de novas demandas exigidas no contexto profissional e pessoal, por exemplo, na área de geriatria, diante do crescente envelhecimento populacional e na relação com a senescência e senilidade; e no atendimento ao paciente crítico no leito de Terapia Intensiva, sobretudo no manuseio do suporte ventilatório, demanda que aumentou consideravelmente em consequência do contexto pandêmico vivenciado recentemente.