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O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), constitui componente curricular de caráter obrigatório no Curso de Enfermagem, é produzido no formato Artigo Científico com tema relacionado à área da Enfermagem e desenvolvido em consonância com as diretrizes da própria Faculdade e institutos normativos legais, apresentado aos alunos por meio do arquivo denominado “Manual do TCC”. É realizado pelo aluno sob orientação docente, e com carga horária total de 60 horas, divididas em duas Unidades Curriculares, TCC I (60 horas), ofertado na oitava série, e TCC II (60 horas), ofertado na nona série do curso.

Metodologicamente, durante o TCC I, será elaborado um projeto de pesquisa, constando a definição do problema de pesquisa e a estruturação do arcabouço conceitual e metodológico, garantias éticas da pesquisa, bem como, as pesquisas preliminares para a construção do referencial teórico e cronograma. Em se tratando de estudos que envolvem a participação de amostra humana ou animal, os alunos são fortemente incentivados a enviar os projetos ao Comitê de Ética em Pesquisa nesta etapa do TCC, para possibilitar a execução da pesquisa no semestre seguinte.

No TCC II, o projeto de pesquisa será desenvolvido consoante a proposta elaborada a partir do TCC I, o produto final para avaliação do discente será a versão escrita do TCC, na forma de artigo científico, conforme Regulamento Específico. O TCC deverá ser elaborado e apresentado em dupla e será avaliado por uma banca examinadora composta pelo professor orientador (presidente) e mais dois professores (membros efetivos ou convidados pelo presidente da banca), que emitirão a nota final do trabalho, mediante defesa oral pública.

Serão aceitos somente pelo Colegiado do Curso de Enfermagem os Trabalhos de Conclusão de Curso na modalidade artigo científico, cuja temática deverá estar relacionada ao exercício profissional do bacharelado em Enfermagem e seguir as normas definidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT para a elaboração de trabalhos técnico-científicos.

A aprovação do discente no referido componente curricular está condicionada, conforme manual disponibilizado ao discente, à aprovação pela banca examinadora e entrega virtual da versão final do trabalho de conclusão para a coordenação de TCC que encaminha a Biblioteca da UniCatólica do RN para disponibilização no portal da instituição e acessível através da internet.

A UniCatólica do RN implementou a Curricularização da Extensão, conforme a Resolução 07/2018, integrando trilhas de extensão na carga horária obrigatória. Essas trilhas abrangem temas como relações étnico-raciais, história, direitos humanos e educação ambiental. Os estudantes participam de três trilhas que envolvem intervenções comunitárias e promovem responsabilidade social.


As trilhas iniciais focam em meio ambiente e sustentabilidade, vinculando a saúde humana ao contexto ambiental. Já nas etapas avançadas, os alunos abordam relações étnico-raciais, desigualdades, políticas públicas e direitos humanos.


Além das trilhas, a UniCatólica promove projetos institucionais, como o “Café Filosófico”, que discute temas socioambientais e étnico-raciais, envolvendo todos os cursos da instituição. A transversalidade desses temas também é encontrada nas disciplinas do curso de Enfermagem, que abordam aspectos de diversidade, saúde ambiental e políticas públicas, refletindo em estudos de caso e práticas que respeitam a pluralidade cultural e social.

O curso de Bacharelado em Enfermagem da UniCatólica do RN prepara profissionais capacitados para atuar em diferentes frentes no mercado de trabalho, sendo a enfermagem uma das profissões mais versáteis e essenciais para o cuidado à saúde da população. Com uma formação que une conhecimento científico e habilidades práticas, o enfermeiro está apto a atuar em múltiplos contextos e ambientes de cuidado, que vão além da assistência, tendo o cuidado humanizado como característica fundamental. Confira as principais áreas de atuação e as inovações mais recentes da profissão:

Assistência Hospitalar: A atuação hospitalar é uma das mais conhecidas e abrangentes para o enfermeiro. Ele participa diretamente no cuidado ao paciente em diversos setores, como enfermarias, UTIs, pronto-atendimento, centros cirúrgicos e emergências. O enfermeiro hospitalar é responsável pela execução de procedimentos técnicos, administração de medicamentos e monitoramento das condições dos pacientes, sempre visando a recuperação e o bem-estar.

Atenção Primária à Saúde: Na atenção primária, o enfermeiro atua como um dos principais agentes no cuidado preventivo e na promoção da saúde. Ele desenvolve ações em unidades básicas de saúde (UBS), clínicas da família e centros de saúde, desempenhando funções de classificação de risco, vacinação, atendimento a doenças crônicas e orientação em práticas de saúde pública. O enfermeiro é uma peça-chave na estratégia de saúde da família (ESF), promovendo cuidados integrados às comunidades.

Enfermagem Domiciliar: A assistência domiciliar tem crescido significativamente como uma opção de cuidado personalizado e humanizado. Enfermeiros que atuam nesse campo prestam serviços diretamente na residência dos pacientes, incluindo cuidados paliativos, reabilitação e acompanhamento pós-cirúrgico. Essa modalidade permite que os pacientes recebam um tratamento especializado no conforto de seu lar, com mais flexibilidade e atenção individualizada.

Gestão e Administração em Saúde: O enfermeiro também pode ocupar posições de liderança e gestão em hospitais, clínicas e outras instituições de saúde. Ele é responsável pela coordenação de equipes de enfermagem, supervisão de processos administrativos e garantia da qualidade dos serviços prestados. A gestão hospitalar exige habilidades de planejamento, organização e tomada de decisão estratégica, focada na melhoria contínua do atendimento ao paciente.

Saúde Coletiva: Enfermeiros que se especializam em saúde coletiva trabalham no desenvolvimento de políticas públicas de saúde, vigilância epidemiológica e promoção da saúde em larga escala. Eles podem atuar em órgãos governamentais, ONGs e organizações internacionais, contribuindo para a melhoria das condições de saúde da população e enfrentamento de desafios globais, como pandemias e crises sanitárias.

Docência e Pesquisa: A área acadêmica oferece ao enfermeiro a oportunidade de contribuir para a formação de novos profissionais, além de participar ativamente de pesquisas científicas. Enfermeiros docentes atuam em instituições de ensino superior, lecionando disciplinas relacionadas à enfermagem e saúde. Além disso, a pesquisa em enfermagem é fundamental para o avanço das práticas de cuidado e desenvolvimento de novas técnicas e tecnologias na área.

Inovações Tecnológicas na Enfermagem: Com a evolução tecnológica, o enfermeiro está cada vez mais envolvido em áreas inovadoras, como a telemedicina, o uso de ferramentas de inteligência artificial e dispositivos de monitoramento remoto. Essas inovações permitem um cuidado mais ágil e eficiente, com o monitoramento contínuo de pacientes à distância e a possibilidade de atuar de forma preventiva. A utilização de prontuários eletrônicos, robótica em cirurgias e a adoção de novas tecnologias de diagnóstico também fazem parte do cotidiano do enfermeiro moderno.

Enfermagem Forense: Uma área em crescimento no Brasil, a enfermagem forense, une os conhecimentos de saúde ao campo jurídico. O enfermeiro forense trabalha com a coleta de evidências e avaliação de vítimas de violência, contribuindo diretamente com investigações criminais e perícias judiciais. Essa especialização exige um profundo conhecimento técnico e ético, e é cada vez mais valorizada no cenário atual.

Cuidados Paliativos: Os cuidados paliativos envolvem a atenção integral a pacientes com doenças graves, incuráveis ou em estágio terminal. O enfermeiro atua no controle de sintomas, na promoção do conforto e no apoio emocional a pacientes e familiares. A abordagem humanizada e focada na qualidade de vida torna essa área essencial para a prática da enfermagem.

Saúde Mental e Psiquiatria: Com a crescente demanda por cuidados em saúde mental, o enfermeiro psiquiátrico se especializa no atendimento a pessoas com transtornos mentais. Ele desempenha um papel crucial no tratamento, acompanhamento e reabilitação de pacientes em instituições de saúde mental, centros de atendimento psicossocial (CAPS) e outros serviços especializados.

O nosso curso de Bacharelado em Enfermagem prepara o profissional para atuar em um cenário diversificado e em constante evolução. As inovações tecnológicas, aliadas ao compromisso com a humanização do cuidado científico, oferecem oportunidades de crescimento e transformação, tornando a profissão de enfermeiro essencial para a construção de uma sociedade com Educação e Humanização.

Formar profissionais enfermeiros com sólida base teórica, técnica e ética, capazes de atuar de forma autônoma, crítica, reflexiva e resolutiva nos diferentes níveis de atenção à saúde, respeitando os princípios éticos/bioéticos inerentes à profissão e visualizando o ser humano em sua integralidade individual e coletivamente.

Processo Seletivo (Vestibular); Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM); Financiamento Estudantil (FIES); Portador de Diploma; Transferência Interna e Externa.

• Horário de funcionamento: Matutino e Noturno

• Vagas: 100 vagas por semestre;

• Tempo de integralização: mínimo de 10 semestres e máximo de 16 semestres;

• Carga horária: 4.120 horas.

Coordenadora: Ma. Lívia Helena Morais de Freitas Melo

Contato: enfermagem@unicatolicadorn.com.br

Conceito de Curso (CC): 5 (conceito máximo no MEC)

Enfermagem

Graduação | 10 Semestres | Matutino e Noturno

O perfil profissional do egresso do curso de Enfermagem da UniCatólica do RN foi idealizado de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Enfermagem, conforme a Resolução CNE/CES nº 3, de 7 de novembro de 2001. O egresso do Curso de Graduação em Enfermagem terá como objeto o cuidado de enfermagem nas esferas: sociais em saúde, singulares e coletivamente, sob a atenção e os cuidados de enfermagem; terá formação generalista, humanista, crítica, reflexiva, política e ético legal, para exercer suas atividades nos diferentes níveis de atenção à saúde e do cuidado de enfermagem, tais como promoção da saúde, prevenção de doenças e riscos, tratamentos específicos, redução de danos e agravos, recuperação de doenças, manutenção da saúde e reabilitação no âmbito individual e coletivo, com senso de responsabilidade social e compromisso com a defesa da cidadania e da dignidade humana.

Ainda conforme as DCN, o egresso deverá estar apto para interagir em equipes de saúde, considerando as competências construídas no processo formativo, “a autonomia profissional do enfermeiro, a transversalidade e integralidade do conhecimento em ato, na perspectiva da determinação social do processo saúde-doença; para exercer a gestão dos serviços de saúde e de enfermagem e a gerência do cuidado de enfermagem na atenção à saúde; para exercer a profissão, com base no rigor técnico, científico e intelectual, pautado em princípios ético-legais e da bioética; para reconhecer e intervir, em contextos de complexidade, sobre as necessidades de saúde e de doença levando em consideração o perfil epidemiológico e sociodemográfico nacional, com ênfase na sua região de atuação”. Incentivam-se ainda orientações e preparo para a inserção no mercado de trabalho, conforme a atualização constante para a resposta às atuais e dinâmicas demandas da realidade com vistas à iniciativa e ao empreendedorismo em saúde.


Para o desenvolvimento do perfil profissional desejado ao Bacharel em Enfermagem da UniCatólica do RN, são desenvolvidas as seguintes ações:

Desenvolvimento de uma base teórica/prática fundamentada em conhecimentos da morfologia e fisiologia humana;

  • Fornecimento      de subsídios para enriquecimento dos conceitos de cultura, ética e      cidadania;

  • Uso da      iniciação científica como prática pedagógica;

  • Aplicação      inovações tecnológicas e práticas laboratoriais na área básica da saúde e      área especializada da enfermagem;

  • Incentivo à      pesquisa;

  • Realização de      ações extensionistas e integradas ao ensino;

  • Uso de      metodologias ativas;

  • Incentivo à      interdisciplinaridade;

  • Participação      em encontros científicos, estimulando um comportamento investigativo;

  • Valorização      da Humanização desde as primeiras concepções em anos iniciais, perpassando      por todo o processo de aprendizagem, formação e prática profissional dos      novos enfermeiros.

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