top of page

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), constitui componente curricular de caráter obrigatório no curso de Ciências Contábeis, é produzido no formato Artigo Científico com tema relacionado à área da Ciência Contábil. É desenvolvido em consonância com as diretrizes da própria Instituição e institutos normativos legais, apresentado aos alunos por meio do arquivo denominado “Manual do TCC”. 


O Trabalho de Conclusão de Curso é realizado pelo aluno sob orientação docente, e com carga horária total de 120 horas, divididas em duas unidades curriculares, TCC I (60 horas), ofertado na sexta série, e TCC II (60 horas), ofertado na sétima série do curso.

O curso de bacharelado em Ciências Contábeis apresenta diferenciais em todos os âmbitos acadêmicos, de ensino, pesquisa e extensão:

● Curso 100% presencial, com contato direto com professores e monitores para auxiliarem nas dúvidas e na formação de vínculos pessoais e profissionais de maneira mais sólida, permitindo troca de experiências e conhecimentos; 

● Alto índice de empegabilidade dos estudantes do curso, desde estágios remunerados até vínculos empregatícios mais consolidados. O graduando em Ciências Contábeis tem entrado no mercado de trabalho cada vez mais cedo e em média, por semestre, cerca de 90% dos estudantes desenvolve alguma atividade profissional remunerada. 

● Estágio Supervisionado no Núcleo de Práticas de Gestão, além de demais atividades práticas, em contato direto com pessoas e empresas locais. Sob a supervisão de professores, o estudante vivencia na prática atividades que compreendem: rotinas dos setores contábil, fiscal e pessoal, constituição de empresas, consultoria contábil, planejamento tributário, dentre outras. 

● Projetos de Extensão no Núcleo de Práticas de Gestão (NPG) vinculados ao curso de Ciências Contábeis da UniCatólica: Consultoria Contábil e Plantão Fiscal para Declaração de Imposto de Renda, com serviços totalmente gratuitos oferecidos à pessoas físicas e jurídicas. Além disso, são desenvolvidas ações de Educação Financeira para públicos específicos, como seminaristas, estudades da rede pública de ensino básico e população em geral. 

● Grupos de Estudo, que atualmente compreendem dois grupos: Grupo de Estudos Contemporâneos em Contabilidade, Finanças e Gestão (GECCONT) e Grupo de Pesquisa e Ensino em Contabilidade (GPEC). Por meio dos grupos de estudos, os estudantes são estimulados à iniciação científica. Como frutos, os trabalhos são publicados em eventos científicos locais, regionais, nacionais e internacionais, bem como em periódicos científicos. Além das premiações obtidas nos últimos anos em eventos de grande renome da área contábil. 

● Evento científico - A Jornada Acadêmica de Gestão (JAG) em que acontece o Encontro de Ciências Contábeis (ENCCONT), tem se consolidado como o maior evento de Ciências Contábeis de Mossoró, com ampla participação de estudantes e profissionais de Mossoró e região. O evento conta com uma vasta programação, que compreende oficinas, workshops, palestras, mesas redondas, além da programação científica, estimulando à iniciação científica. Como produto final, o evento possibilita a publicação de E-book e os melhores trabalhos são indicados para publicação em revistas parceiras. 

● Empresa Júnior Federada - A EXACTUS JR Consultoria Contábil e Empresarial é a Empresa Júnior do curso de Ciências Contábeis da UniCatólica do RN, prestando serviços de consultoria contábil e empresarial para pessoas físicas e jurídicas. Fundada no ano de 2022, a EXACTUS JR é a única EJ de IES privada de Mossoró federada à RN Júnior - Federação de Empresas Juniores do Rio Grande do Norte. 

● Feira de Negócios e Custos é um dos grandes projetos práticos que ocorre de maneira interdisciplinar no curso de Ciências Contábil. O principal objetivo é incutir na mente dos estudantes que é possível aprender empreendedorismo e inovação durante o curso, transformando a construção da atividade numa grande experiência acadêmica e profissional. 

● Aulões prepatórios para o Exame de Suficência realizados de forma presencial, gratuitos e com a dinâmica de resoluções de questões de edições anteriores e momentos para esclarecimentos de dúvidas. A ideia é reforçar os conteúdos estudados durante o curso e de forma específica, os que são cobrados no Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Considerando os campos de atuação público, privado e entidades sociais, o bacharel em contabilidade pode atuar como Contador (público e privado), Analista Contábil, Auditor Contábil e Fiscal, Consultor Contábil, Perito Contador, Docente, Controller, Servidor Público (ambos cargos), Assessor Contábil, Auxiliar Contábil, Gestor e Empreendedor.

Formar profissionais com habilidades, competências e atitudes para atuar em entidades públicas, privadas e do terceiro setor, em âmbito local e global, agindo de acordo com princípios legais, éticos e científicos no cumprimento de suas responsabilidades perante a sociedade.

· Processo seletivo (vestibular)

· Transferência Externa e Interna

· Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM

· Portador de diploma

· Financiamento Estudantil – Fies

• Horário de funcionamento: Noturno

• Vagas: 100 vagas anuais;

• Tempo de integralização: mínimo de 8 semestres e máximo de 14 semestres;

• Carga horária: 3.000 horas


Coordenador: Me. Geison Calyo Varela de Melo

Contato: cienciascontabeis@catolicadorn.com.br


Conceito de Curso (CC): 5 (conceito máximo no MEC)

Ciências Contábeis

Graduação | 08 semestres | Noturno

O perfil profissional do egresso consta no PPC e foi traçado conforme a Resolução CNE/CES nº 10/2004, de 16 de dezembro de 2004, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Ciências Contábeis, cujas competências e habilidades expressam:


● Dominar o uso da linguagem contábil, apresentando proficiência na comunicação;

● Manter uma visão sistêmica holística e interdisciplinar da profissão;

● Usar raciocínio lógico e crítico na solução de problemas;

● Aplicar adequadamente a legislação inerente às funções contábeis e as ramificações da Ciência Contábil;

● Elaborar pareceres e relatórios que contribuam para o desempenho eficiente e eficaz do processo de gestão, quaisquer que sejam os modelos organizacionais;

● Atuar em equipes multidisciplinares, com articulação e liderança;

● Desenvolver, analisar e implantar sistemas de informação contábil e de controle gerencial, revelando capacidade crítico-analítica para avaliar as implicações organizacionais com a tecnologia da informação;

● Exercer com ética e proficiência as atribuições e prerrogativas que lhe são prescritas por meio do Código de Ética Profissional do Contador e do Código Civil Brasileiro;

● Manter-se, continuamente, voltado à atualização e a novas aprendizagens.

Fale conosco

Whatsapp da UniCatólica do RN
bottom of page