O Trabalho de Conclusão de Curso é realizado pelo aluno sob orientação docente, e com carga horária total de 120 horas, divididas em duas unidades curriculares, TCC I (60 horas), ofertado na sexta série, e TCC II (60 horas), ofertado na sétima série do curso.
· Corpo Docente Qualificado: Professores com experiência acadêmica e/ou profissional relevante, bem como pesquisas e publicações reconhecidas na área de gestão.
· Grade Curricular Atualizada: Um currículo alinhado com as novas DCNs (Diretrizes Curriculares Nacionais) e tendências e demandas do mercado de trabalho, incorporando disciplinas relevantes e atualizadas.
· Atividades Extracurriculares: Oportunidades para participar de atividades extracurriculares no NPG – Núcleo de Práticas de Gestão, como estágios e grupos de estudos em gestão.
· Networking e Parcerias: Parcerias com empresas e instituições locais que oferecem oportunidades de networking, estágios e inserção no mercado de trabalho.
· Aulas Práticas e Estudos de Caso: Ênfase em aulas práticas no NPG, estudos de caso e simulações empresariais para desenvolver habilidades de resolução de problemas e tomada de decisão.
· Suporte ao Aluno: Serviços de apoio ao aluno, como orientação acadêmica, suporte psicopedagógico NAP (Núcleo de Apoio Psicopedagógico), mentoria e assistência para o desenvolvimento de habilidades pessoais e profissionais (NAD – Núcleo de Apoio Discente).
· Eventos profissionais e científicos: Jornada Acadêmica de Gestão e CONCED – Congresso Nacional de Ciências e Educação
Auditoria, Consultoria, Diagnóstico Empresarial, Gestão de Pessoas, Gestão Ambiental Gestão Pública, Administração Estratégica, Logística, Finanças, Marketing, Relacionamento com o cliente, Produção, Vendas, Carreira Acadêmica.
Desenvolver profissionais com habilidades, atitudes e competências técnicas e científicas para tomar decisões, empreender e atuar de maneira holística nas organizações visando satisfação e bem-estar da sociedade, dentro dos princípios da humanização das relações e ética profissional.
· Processo seletivo (vestibular)
· Transferência Externa e Interna
· Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM
· Portador de diploma
· Financiamento Estudantil – Fies
• Horário de funcionamento: Noturno
• Vagas: 120 vagas anuais;
• Tempo de integralização: mínimo de 8 semestres e máximo de 14 semestres;
• Carga horária: 3000 horas.
Coordenadora: Me. Wendy Karla Medeiros de Souza Bezerra
Contato: administracao@catolicadorn.com.br
Conceito de Curso (CC): 5 (conceito máximo no MEC)
• Ser capaz de integrar os conhecimentos fundamentais à sua formação profissional para criar ou melhorar, de forma inovadora os modelos de negócio, operacionais e organizacionais, para que sejam sustentáveis nas dimensões social, ambiental, econômica e cultural;
• Abordar e analisar problemas e oportunidades de forma sistêmica e sob diferentes dimensões, entendendo o meio ambiente, modelando os processos com base em cenários, analisando a inter-relação entre as partes, assim como os impactos ao longo do tempo;
• Formular problemas e/ou oportunidades, usando empatia com os usuários das soluções, elaborar hipóteses, analisar evidências disponíveis, diagnosticando as causas prováveis e, por fim, desenvolvendo recomendações para soluções e suas métricas de sucesso testáveis;
• Conseguir aplicar técnicas analíticas e quantitativas na análise de problemas e oportunidades, diferenciando informação confiável de não confiável, e como ela pode ser usada como um guia na tomada de decisão. Deve ser capaz de identificar, resumir analisar e interpretar informações qualitativas e/ou quantitativas necessárias para a realização de um objetivo inicial;
• O egresso deve estar tecnicamente pronto e pensar computacionalmente, entendendo o potencial da tecnologia e aplicando-a para resolver problemas e explorar oportunidades;
• Gerenciar recursos por meio do estabelecimento de objetivos e metas, planejamento e priorização de ações, controle de desempenho, alocação de responsabilidades e mobilização das pessoas para o resultado;
• Saber usar de empatia e outros elementos que favoreçam a construção de relacionamentos colaborativos, que facilitem o trabalho em time e a efetiva gestão de conflitos e comunicar-se de forma eficaz, compartilhando ideias e conceitos de forma efetiva e apropriada à audiência e à situação, usando argumentação suportada por evidências e dados, com a preocupação ética de não usar dados que possibilitem a interpretações equivocadas;
• Ser capaz de aprender de forma autônoma, além de adquirir novos conhecimentos, desenvolver habilidades e aplicá-las em contextos novos, sem a mediação de professores, tornando-se autônomo no desenvolvimento de novas competências ao longo de sua vida profissional;
• O egresso deve saber usar seu conhecimento técnico com base em valores humanísticos e éticos, conscientes do seu papel social na construção de uma sociedade mais justa e democrática.