top of page

CURSOS DE GRADUACÃO

APRESENTAÇÃO

O Curso de Bacharelado em Fisioterapia da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte - FCRN é presencial, com duração de 5 anos e carga horária de 4.000 horas. Sua proposta curricular está centrada na formação humanística, capacitação profissional e científica, visando a preparação de egressos habilidosos na avaliação cinético-funcional e na elaboração de planos terapêuticos e preventivos.

As práticas pedagógicas adotadas buscam estabelecer as dimensões investigativa e interativa como princípios formativos essenciais, integrando teoria e realidade ao longo do curso. Isso inclui atividades como incentivo à pesquisa bibliográfica, aulas práticas em laboratórios e clínica de fisioterapia, apoio à iniciação científica por meio de grupos de pesquisa, monitorias, interação com a comunidade local e regional, eventos acadêmicos e estágio supervisionado. Essa abordagem promove a participação ativa do aluno, incentivando o diálogo interdisciplinar e a aplicação prática do conhecimento adquirido.

Objetivo Geral:

Formar profissionais fisioterapeutas aptos a atuar em todos os níveis de atenção à saúde; que respeitem os princípios éticos/bioéticos, culturais e morais do indivíduo e da sociedade.

Objetivos específicos:

• Contribuir com o sistema de saúde através da preparação de profissionais qualificados e consoantes com o contexto social aptos a atuar tanto na prevenção e reabilitação do paciente, como nas atividades de planejamento, organização e gestão de serviços de saúde públicos e/ou privados; 

• Oferecer serviços de saúde à comunidade através de projetos de extensão e atividades de estágio que contemplam atividades de ensino e promoção de saúde à população; 

• Possibilitar a formação de pesquisadores em saúde aptos a responder às amplas e constantes demandas da ciência na busca de recursos que visam o aprimoramento da saúde diante da realidade regional, nacional e internacional.

 

PERFIL DO EGRESSO 

O egresso Bacharel em Fisioterapia da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte, atuará com o padrão de qualidade de serviços específicos da área da Fisioterapia para a população. Terão conhecimento do movimento humano e todas as suas formas de expressão e potencialidades, seja nas alterações patológicas, cinético-funcionais, seja nas suas repercussões psíquicas e orgânicas, culminando na oferta de prestação da assistência nas áreas de Ortopedia e Traumatologia, Reumatologia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Geriatria e Gerontologia, Cardiologia, Pneumologia, Neurologia, Desportiva e Ergonomia, desenvolvendo habilidades para preservar e restaurar a integridade de órgãos, sistemas e funções, desde a elaboração do diagnóstico físico e funcional até a eleição e execução dos procedimentos fisioterapêuticos pertinentes para cada situação. 

Serão profissionais que agirão em consonância com o código de ética da profissão, que tem como responsabilidades fundamentais a prestação de assistência ao indivíduo, participando da promoção, tratamento e recuperação de sua saúde; o zelo pela profissão e manutenção de assistência adequada ao paciente e a busca constante da atualização e do aperfeiçoamento de seus conhecimentos técnicos, científicos e culturais.

Estrutura Curricular

  • Fundamentos da Filosofia – 30h

    Leitura e Produção Textual – 60h 

    Noções Básicas de Gestão e Contabilidade – 60h 

    Fundamentos da Economia – 60h 

    Matemática Básica – 60h 

    Meio Ambiente e Sustentabilidade – 30h

  • Ética e Legislação Profissional – 60h 

    Contabilidade Geral – 60h

    Matemática Financeira – 60h 

    Metodologia da Pesquisa Científica – 60h 

    Educação e Humanização: poética da Condição Humana – 60h 

    Fundamentos da Sociologia – 30h

  • Contabilidade Intermediária – 60h 

    Teoria da Contabilidade – 60h 

    Finanças Corporativas – 60h 

    Estatística Aplicada – 60h 

    Direito Empresarial e Reorganização Societárias – 60h 

    Trilha de Extensão: Relações Étnico-raciais e Direitos Humanos I - 60h

  • Laboratório Contábil - 60h 

    Estrutura de Demonstrações Contábeis – 60h 

    Contabilidade de Custos – 60h 

    SIG – Sistema de Informações Gerenciais – 30h

    Direito do Trabalho e Previdenciário – 30h 

    Orçamento e Finanças Públicas – 60h 

    Trilha de Extensão: Relações Étnico-raciais e Direitos Humanos II - 60h

  • Análise das Demonstrações Contábeis – 60h

    Contabilidade e Planejamento Tributário – 60h 

    Contabilidade Governamental – 60h 

    Gestão Estratégica de Custos – 60h 

    Controladoria e Contabilidade Gerencial - 60h 

    Projeto Integra V – 30h

  • Contabilidade Avançada - 60h 

    Auditoria – 60h

    Perícia, Mediação e Arbitragem – 60h

    TCC I (Trabalho de Conclusão de Curso) - 60h 

    Contabilidade Socioambiental – 30h 

    Governança Corporativa - 30h 

    Trilha de Extensão Profissional II - 60h

  • Contabilidade das Instituições do Terceiro Setor - 30h 

    Orçamento Empresarial - 60h 

    Tópicos Contemporâneos em Contabilidade I - 60h

     Optativa I - 30h 

    TCC II (Trabalho de Conclusão de Curso) - 60h 

    Estágio Supervisionado I – 150h

  • Mercado Financeiro e de Capitais - 60h 

    Contabilidade do Agronegócio - 30h 

    Tópicos Contemporâneos em Contabilidade II - 60h 

    Noções de Contabilidade Atuarial - 60h

    Optativa II - 30h 

    Estágio Supervisionado II - 150h

Corpo Docente

Coordenadora Ma. Mariana Mendes Pinto

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Potiguar (2006), especialista em Desenvolvimento Infantil pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2007); especialista em Fisioterapia Dermatofuncional pela Universidade de Fortaleza (Unifor); Diplomatura Internacional em Fisioterapia Dermatofuncional pela Universidade Finis Terrae - Chile (2014) e Mestre em Biotecnologia da Saúde pela UnP (2021). Atua como docente do ensino superior desde 2010 e na área de gestão educacional (coordenadora de curso) desde 2018. Atualmente é docente e coordenadora do curso de Fisioterapia da Faculdade Católica do RN.

Dr. Caio César de Azevedo Costa

Possui graduação em Ciências Biológicas (2003) e mestrado (2006) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal do semi-árido - UFERSA (2015). Tem experiência com docência no ensino superior ministrando disciplinas tanto na área ambiental como na área da saúde. Disciplinas como Ecologia, Desenvolvimento Sustentável, Educação Ambiental e Responsabilidade Social e Ambiental na área ambiental assim como as disciplinas de Morfologia humana, Sistemas Corporais e processos biológicos na área básica da saúde foram disciplinas ministradas diversas vezes. Na pesquisa, orienta trabalhos relacionados com abelhas e seus comportamentos ambientais. Na saúde, tem experiência com metodologias ativas na construção de habilidades e competências.

Dr. Fausto Pierdoná Guzen

Possui Graduação em Farmácia pela Universidade Paranaense - UNIPAR (2002), Graduando em Nutrição pela Universidade Potiguar (UnP), Especialista em Bases Morfológicas e Fisiológicas pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2003). Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Enfermagem e de Medicina Nova Esperança - FACENE/FAMENE (2009). Mestrado em Ciências Morfofuncionais no Departamento de Anatomia Humana do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo - USP (2005) e Doutorado em Psicobiologia no Departamento de Fisiologia do Instituto de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2011). Atualmente é professor Adjunto IV do Curso de Medicina e Coordenador do Laboratório de Neurologia Experimental da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Professor do curso de Farmácia da UnP. Orientador no Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Fisiologia Humana da UERN, Orientador no programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Saúde e Sociedade da UERN. Orientador no Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Biotecnologia (Renorbio) da UFRN, orientador no Programa de Pós-Graduação (Mestrado acadêmico e profissional) em Biotecnologia da UnP. Co-orientador no Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Psicobiologia da UFRN. Ocupa o cargo de Diretor da Faculdade de Ciências da Saúde da UERN. Tem experiência na área Neurológica, com ênfase nos seguintes temas: Saúde Mental, Performance Cognitiva, Neuroproteção, Distúrbios Neurológicos e Longevidade.

Dr. Felipe Guilherme de Souza

Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará. Mestrado em Educação (2014), pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual do Ceará; Especialização Modalidade Residência Multiprofissional em Saúde da Familia (2005-2007), pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Universidade Federal do Paraná, e Graduação em Farmácia (2004) também pela UFPR.

Dra. Karidja Kalliany Carlos de Freitas Moura

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA (2003), Mestrado em Ciências pela UFERSA (2006) e Doutorado em Ciências pela UFERSA (2009). Possui Pós-doutorado em Desenvolvimento Sustentável. De 2011 a 2016 foi Pesquisadora PNPD/CAPES/UFERSA. Foi professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte na Faculdade de Medicina e no Departamento de Gestão Ambiental. Atualmente é Professora e Coordenadora de Pesquisa e Extensão da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte. Desde 2020 é Editora-chefe da Revista Omnia Sapientiae.

Dra. Marciana Bezerra de Morais

Graduada em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN); Graduanda em Psicologia com Especialização em Neuropsicologia pela Faculdade Católica do Rio Grande do Norte (FCRN) e formação em andamento em cuidados paliativos pela Casa do Cuidar; Mestra em Melhoramento Genético de Plantas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Doutora em Biotecnologia/RENORBIO pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui Pós-Doutorado (PNPD/CAPES) junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais (PPGCN), em que atuou na formação de recursos humanos, principalmente na orientação de estudantes da Pós-Graduação. Atualmente, exerce a função de Coordenadora do Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte, em que também atua como docente. Tem experiência na docência do ensino superior desde 2017 e já ministrou disciplinas nos cursos de Psicologia, Nutrição, Ciências Biológicas, Fisioterapia e no Mestrado de Ciências Naturais.

Dra. Maria do Socorro Oliveira

Doutora em Estudos da Linguagem (Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem - PPGEL-Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN), realizou estágio de doutorado Sanduíche na Universidade Nova de Lisboa, no período de 01 de abril de 2015 a 31 de janeiro de 2016. Mestre em Estudos da Linguagem (UFRN), Especialista em Linguística Aplicada (UERN), Tecnologias na Educação (PUC-Rio) e Educação a Distância (UFPR), Graduada em Letras (UERN). Leciona a disciplina Leitura e Produção Textual na Faculdade Diocesana de Mossoró-FDM. Atua principalmente nas seguintes áreas: Texto, Leitura, Linguística de texto, Discurso, Análise Textual dos Discursos, Enunciação.

Ma. Bárbara Lima Rocha

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal da Paraíba, pós-graduação lato sensu em Obesidade e Emagrecimento, pós-graduação em Nutrição em Oncologia (em andamento), pós-graduação stricto sensu em Saúde da Família. Atualmente exerce a função de Coordenadora do Curso de Graduação em Nutrição e Coordenadora do Curso de Gastronomia da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte. Atuou como Docente, Coordenadora do Curso de Graduação em Nutrição e Gerente Acadêmica da Escola de Ciências da Saúde. Possui experiência em gestão acadêmica e administrativa em Instituições de Ensino Superior privadas, sendo responsável pela liderança e supervisão de processos acadêmicos de Ensino, Pesquisa e Extensão. Liderou projetos de autorização e reconhecimento de cursos na área da Saúde. Participou de planos de reestruturação curricular, implantação de processos acadêmicos e capacitação docente em Metodologias Ativas de Ensino.

Ma. Glória Cristiana de Oliveira Morais

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002) e mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005). Atualmente é professora na Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte (SEEC), com lotação na Escola Estadual Prof. Abel Freire Coelho, atuando nas disciplinas de Sociologia e Filosofia; e professora da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte, nas disciplinas Fundamentos da Sociologia, Fundamentos da Antropologia, Sociologia da Religião e Sociologia Jurídica. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase na área de práticas culturais, espaço e sociabilidade.

Ma. Juliana da Silva Grippo

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Potiguar (2007), especialização em Terapia Manual pela Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte (2009) e especialização em Docência do ensino Superior pela Universidade Potiguar (2010), mestre em Pesquisa em Saúde pelo Centro Universitário CESMAC (2014). Tem experiência na área de Fisioterapia com ênfase em Fisioterapia em uroginecologia, obstetrícia e dermato-funcional. Ademais, experiência como docente do curso de Fisioterapia da Universidade Potiguar, Laureate International Universities, como professora preceptora dos estágios de pediatria e uroginecologia e obstetrícia do curso de Fisioterapia da Faculdade Integrada Tiradentes-FITs, professora nas disciplinas de Anatomia I, Práticas investigativas II e Práticas extensionistas I e II dos cursos de Fisioterapia, Nutrição e Biomedicina da FITs. Lecionou módulo na pós-graduação de Fisioterapia Uroginecológica e Obstetrícia na Faculdade Diocesana de Mossoró.

Esp. Carlos Augusto Magalhães Costa

Professor da Católica do RN e Profissional de Marketing, pós-graduado em Docência do Ensino Superior, especialista em Tecnologia da Informação. Empreendeu no segmento de tecnologia por 10 anos, e atuou como gerente de Tecnologia da Informação do Shopping Partage Natal por outros 7 anos. Leciona desde 2013 para os cursos de graduação e Pós-graduação nas áreas de Administração, Marketing, Fisioterapia, Psicologia e Ciências Contábeis.

Me. Fábio Firmino de Albuquerque Gurgel

Possui graduação em Fisioterapia (2003), pós-graduação em Terapia Manual pela FARN (2007) e Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde e Sociedade da UERN (2015). Atualmente é Fisioterapeuta efetivo da Prefeitura de Mossoró/RN (2008 - atual), instituição na qual também exerce a função de Preceptor do Núcleo de Fisioterapia (2018 - atual). Experiente na área de Fisioterapia com ênfase em traumato-ortopedia, reumatologia, cinesiologia, biomecânica, saúde coletiva, terapia manual, ergonomia, saúde do trabalhador e saúde coletiva.

Me. João Carlos Lopes Bezerra

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Potiguar (2007), Pós Graduação em Docência no Ensino Superior(UnP), Cinesiologia e Fisiologia do Exercício (FVA/RJ) e mestrado em Programa de Pós Graduação em Saúde e Sociedade pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2014). Atualmente é professor da Universidade Potiguar. Tem experiência na área de Fisioterapia Neurológica, Geriátrica e Comunitária, com ênfase na avaliação das funções motoras e cardiorrespiratórias, atuando principalmente nos seguintes temas: fisioterapia, parkinson, doença de parkinson, funcionalidade e sistema respiratório, idosos.Também desenvolvendo pesquisa com pacientes renais crônicos.

Me. Nickson Melo de Morais

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009), pós-graduação em Fisioterapia Cardiorrespiratória (2010-2011) pela mesma instituição e mestrado pelo Programa de Saúde e Sociedade da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. Atualmente é fisioterapeuta da Secretaria de Saúde de Governador Dix-sept Rosado, e da Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Norte, atuando principalmente em Fisioterapia Cardiorrespiratória em UTI.

Me. Ranulfo Fiel Pereira Pessoa de Carvalho

Possui graduação em Fisioterapia (2006), Especialização em Exercício Físico Aplicado à Reabilitação Cardíaca e Grupos Especiais e Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2013). Tem experiência na área de Fisioterapia Ortopédica e Reumatológica.

Me. Edilson Damasceno

Doutorando em Ciências da Educação e Mestre em Ensino, com especialização em Filosofia e Ética. Graduado em Filosofia e Pedagogia. Experiência como professor nas áreas de Filosofia, Ética, Filosofia do Direito, Sociologia, Antropologia e Sociedade, além de História Cultural Indígena Afro-Brasileira. Atuou no ensino à distância e coordenou projetos de Extensão na Unirb/Mossoró. Presidiu a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Unirb. Professor substituto de Filosofia no IFRN. Integra o Grupo de Estudos Culturais (GRUESC) da UERN. Também é professor público concursado no município de Grossos/RN, com experiência em coordenação no Ensino Fundamental e Médio, assim como no Ensino Superior. Além disso, atuou como jornalista em diversos veículos, sendo registrado sob o número DRT/RN 938, com passagem por jornais e TVs locais, assessorias de imprensa e Agência de Comunicação da UERN. Possui experiência em Comunicação/Ouvidoria em projeto de energia renovável.

Ma. Gislainy Luciana Gomes Câmara

Doutoranda em Biotecnologia da Saúde - PPGB/UNP, Mestre em Saúde e Sociedade pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) na linha de pesquisa: Políticas e Práticas de Saúde, de Educação e de Promoção da Saúde na Sociedade; Especialista pelo programa de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com ênfase em Fisioterapia Traumato-Ortopédica e Desportiva; Fisioterapeuta (Generalista) graduada na Universidade Potiguar (UnP), Capacitada como Socorrista. Possuo experiência na área de docência no ensino superior, Gestão e em atividades de pesquisa e extensão.

Me. Matheus Madson Lima Avelino

Graduado em Fisioterapia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2017), Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família e Comunidade (RMABSFC) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) em parceria com a Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) e mestrado interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições pela Universidade Federal Rural do Semiárido (2022). Atualmente é fisioterapeuta do Hospital da Mulher Parteira Maria Correia (HMPMC), onde atua na Coordenação do Ambulatório Regional para Pessoas Trans e Travestis, e docente da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte (FCRN) nos cursos de graduação em Fisioterapia e Nutrição. Foi membro do grupo de trabalho que implementou o Ambulatório para pessoas LGBTTI+ da RMABSFC na Faculdade de Enfermagem da UERN. Atuou na linha de enfrentamento à pandemia da Covid-19 no Hospital Regional Tarcísio de Vasconscelos Maia (HRTVM) e Hospital Rafael Fernandes (HRF) na cidade de Mossoró/RN. Pesquisador na área da Diversidade Sexual Étnico-Racial e de Gênero na Saúde. Áreas de interesse: Saúde Coletiva, Atenção Básica, Diversidade Sexual Étnico-Racial e de Gênero e saúde mental

Esp. Camila Tuane de Medeiros

Possui graduação em Psicologia (Uninassau, 2018); Residência Multiprofissional em Atenção Básica, Saúde da Família e Comunidade - UERN (2019-2021) e Residência Multiprofissional em Saúde Materno-Infantil - UFRN (2021-2023). Atualmente, aluna regular do Mestrado em Saúde e Socidade (UERN); docente e preceptora da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte.No caminhar da formação profissional, vem somando experiências em pesquisa e atuação profissional na área de Psicologia da Saúde, bem como, nos processos educativos e constituintes do sujeito, com percurso profissional e teórico na Psicologia Histórico-cultural.

Esp. Mairthes Fernanda de Medeiros Freitas

Bacharel em Fisioterapia pela Universidade Potiguar, Campus Mossoró (2011). Pós graduada em Terapia Manual pela Uni-RN, Campus Natal (2014). Especialista na modalidade de residência em Atenção Básica, Saúde da Família e Comunidade pela Universidade Estadual do Estado do Rio Grande do Norte/UERN, Campus Mossoró (2017).

Dra. Maria Jocileide de Medeiros Marinho

Doutora em Bioquímica e Biologia Molecular pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Multicêntrico - PMBqBM/UERN). Mestre em Ciência Animal pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Especialista em Educação na Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (CEDEM/FMUSP). E Bióloga pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Tem experiência docente principalmente nos cursos de graduação em Medicina, Nutrição, Fisioterapia e Biotecnologia. E experiência com elaboração e implantação de cursos de graduação e pós-graduação em Educação na Saúde.

bottom of page